quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A importância da castanha-do-brasil para a saúde do brasileiro

castanha do brasilÉ importante saber que além de rica em nutrientes a castanha do brasil, é um alimento que pode ser consumido in natura, na forma de farinha, como base para massas e mingaus ou ser utilizado no preparo do leite de castanha, que substitui o leite de coco. Ela é versátil e nutritiva, além disso, a castanha-do-brasil ou castanha-do-pará, um dos produtos mais comuns e famosos da região amazônica, pode ser uma importante aliada para a saúde.
Segundo a pesquisadora da Embrapa Acre, Joana Maria Leite, os benefícios da castanha para a saúde são notórios devido ao alto teor de nutrientes. “Três a quatro castanhas equivalem à quantidade de proteínas de um bife e o produto também é rico em minerais, como o selênio, um poderoso antioxidante que previne o envelhecimento precoce e os casos de câncer”, declara.
A pesquisadora explica que o alimento constitui uma das mais importantes cadeias produtivas da economia da Amazônia. Sua extração é realizada por ribeirinhos, seringueiros e indígenas, portanto uma atividade profundamente incorporada aos costumes das populações tradicionais. Outro fator importante, é que ela pode ser utilizada na nossa culinária. É possível perceber que o produto é aproveitado em diversos pratos da região Norte: adicionadas ao peixe, à carne seca, dentre várias outras receitas.

Nenhum comentário: