terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Conheça toda a ordem de produção para se conseguir uma carne bovina de qualidade

VacasLeite_Danilo_260609 (2)É necessário envolve todos os componentes de uma cadeia produtiva, para se conseguir uma carne bovina de qualidade. Começando pela produção do bezerro, o tipo de pastagem, a raça a ser utilizada, a alimentação dos animais, a forma de terminação – em pasto ou em confinamento, a comercialização do animal abatido, o objetivo do animal que está sendo produzido, dentre outros aspectos.
Na Embrapa Pecuária Sudeste, as pesquisas para a produção de carne de qualidade têm como objetivo o menor tempo de produção associado à maior quantidade de carne por hectare.  “Nós conseguimos abater animais fêmeas com 12 meses de idade, com no mínimo 12 arrobas de peso e com cobertura de gordura adequada para o frigorífico. Já o tempo de abate dos machos foi de 14 meses de idade, 16 arrobas de peso e também adequada cobertura de gordura”, detalha Rymer Ramis Túlio, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, São Paulo.
Segundo o pesquisador, no Brasil, o tempo do abate do gado bovino para corte é de, em média, 3 anos de idade. “A redução para 12 a 14 meses representa um ganho elevado para a pecuária brasileira”, destaca.
Na Embrapa Pecuária Sul, o pesquisador Fernando Cardoso, explica que no Rio Grande do Sul aproveitam-se a produção de pastos nativos para a criação dos bovinos com carne de qualidade, além de se trabalhar com cruzamentos entre raças européias puras ou descendentes, com um nível de adaptação melhor ao calor e ao ataque de ectoparasitos.

Nenhum comentário: