terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Vedar cercados na propriedade facilita a formação do Feno-em-pé

capimmaranduUma alternativa para suprir a necessidade de pasto dos animais na época seca é a conservação de forragem na forma de feno-em-pé. Esta técnica tem se mostrado promissora, por ser de baixo custo e de fácil adoção. A produção de feno-em-pé consiste em selecionar determinadas áreas de pasto da fazenda e vedá-las ao acesso dos animais. “Esse procedimento deve ser feito no fim do verão, porque ainda tem temperatura elevada e um pouco de umidade para fazer crescer a forragem”, explica Valéria Pacheco Euclides, pesquisadora da Embrapa Gado de Corte.
A técnica permite que o pecuarista reserve o excesso de forragem produzido no período das águas para o pastejo direto dos animais durante a seca. Não é recomendável usá-la em regiões com inverno chuvoso. Para obter maior rendimento e forragem de melhor qualidade a área escolhida para vedação deve ser de fácil acesso e ter boa disponibilidade de água. Recomenda-se também a vedação escalonada das pastagens da seguinte forma: vedam-se 40% do total da área destinada ao feno-em-pé no início de fevereiro para consumo a partir de maio até final de julho; e os 60% restantes no início de março para utilização de agosto a meados de outubro.
Vale lembrar que a combinação de feno-em-pé com a suplementação alimentar durante o período seco, associada à utilização de forrageira de alta produtividade durante o verão, resultará em grande aumento da produtividade.

Nenhum comentário: