segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A Árvore-Platanos







Os plátanos são árvores do gênero Platanus, da família Platanaceae, as quais são nativas da Eurásia e da América do Norte. São típicas dos climas subtropical e temperado. No geral, são árvores de interesse ornamental, podendo atingir mais de 30 metros de altura. Possuem folhas lobadas semelhantes às do bordo, que ficam avermelhadas no outono antes de caírem no inverno, diferenciando-se, porém, dos bordos pelas flores reunidas em inflorescências globosas, em contraste com os amentos presentes nos bordos, e também pela ausência de resina nos plátanos, entre outras diferenças estruturais menores.
O género Platanus compreende dez espécies e vários híbridos, cultivados para fins ornamentais. Os exemplares mais antigos deste grupo datam do Cretácico (ca. 115 milhões de anos).
Muitas vezes, crê-se que a folha do plátano é a que está simbolizada na bandeira do Canadá. No entanto, a folha ilustrada é a de bordo vermelho; a confusão ocorre devido à semelhança física entre elas. As duas árvores pertencem a gêneros diferentes: plátano (Platanus) e bordo (Acer).

NOTA DO BLOG:
Estive recentemente na cidade de Campos do Jordão, região serrana do estado de São Paulo. É considerada uma das cidades mais frias do Brasil, chegando a 7º negativos. Além das belezas que a cidade possui, pude observar uma planta em abundância, chamada PLATANOS. Para os Jordanenses, existe uma lenda que, se uma folha cair por acaso na cabeça de uma pessoa,esta será abençoada e ficará muita rica. Também comentam que esta árvore( a sua folha) é a mesma que traz a bandeira do Canadá. Mas, consultando a inter, como vemos a cima, é mera coincidência, ou seja, existe apenas uma semelhança física. Mas, muito frondosa, charmosa, que embeleza por todas os cantos a linda cidade de Campos do Jordão.   

Nenhum comentário: