quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Grande Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper na Bahia

ovino_dorperÉ a 8ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, onde são esperados criadores de todo Brasil, especialmente nordestinos. Os animais estarão expostos no Parque de Exposição de Salvador, na Bahia. A feira tem como tema “Brasil Sem Fronteiras”, um reconhecimento porque todo o território nordestino hoje é reconhecido como área livre de febre aftosa com vacinação.
Antes de alcançar essa conquista, criadores maranhenses, piauienses, potiguares, pernambucanos, alagoas e paraibanos só podiam transitar rebanho fora das fronteiras após quarentena, sorologia, comunicações e outros procedimentos onerosos e burocráticos. Este é mais um capítulo especial da pecuária brasileira, e, principalmente da ovinocultura de corte, que cresce a cada dia e tenta se organizar para atender a crescente demanda dos consumidores ávidos pela carne de cordeiro
eescolhido pela Associação Brasileira de Criadores de Dorper (ABCDorper), promotora da mostra, remetem ao reconhecimento internacional de todo território nordestino como área livre de febre aftosa com vacinação, mérito antes conquistado apenas pelos estados da Bahia e Sergipe. Criadores que estavam reclusos poderão transitar seus animais livremente por outros estados.
A 8ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper reuni, até o próximo domingo, em torno de 1.000 inscritos no julgamento por criadores de SP, MG, RJ, DF, AL, CE, ES, PR, AL, BA, CE, PI e RN, entre outros estados. Cinco jurados ficarão responsáveis pelas avaliações técnicas, sendo três brasileiros e dois sul-africanos. Neste ano, menores e maiores pontuações serão desconsideradas, tornando o julgamento ainda mais criterioso.

Nenhum comentário: