segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Demanda externa deve fazer setor de rações crescer 3% em 2015

Para 2014, a estimativa oficial da entidade é de crescimento de 4,1%, para uma produção de 67,3 milhões de toneladas.

O Sindicato Nacional da Indústria de Ração Animal (Sindirações) espera um crescimento de 3% para o setor em 2015. O vice-presidente da entidade, Ariovaldo Zani, disse nessa sexta, dia 12, em encontro com jornalistas, que o consumo doméstico está perdendo fôlego e poderá sofrer impacto das medidas de ajustes no segundo governo da presidente Dilma Rousseff.
Mas, apesar do desaquecimento do mercado interno, especialmente no consumo de carne bovina, Zani avalia que a demanda internacional pela proteína brasileira seguirá firme, puxando o crescimento do segmento de rações.
Para o executivo, a demanda por carne bovina brasileira no mercado externo continuará forte devido à escassez de oferta nos principais países produtores da proteína, Estados Unidos e Austrália. Com consumo firme e preços em alta, a indústria avícola também deverá ser beneficiada no mercado doméstico, com a maior demanda local pela carne, mais barata.
Para o fechamento de 2014, a estimativa oficial da entidade é de crescimento de 4,1%, para uma produção de 67,3 milhões de toneladas. A demanda por ração para aves deve avançar 3,6% de janeiro a dezembro, para 37 milhões de toneladas.
Até setembro, a Sindirações esperava crescimento de 4,3%, para 27,4 milhões de toneladas.
– No ano passado, vimos um crescimento forte no final do ano, não sei se isso se repete neste – afirma Zani.
No segmento de suínos, a expectativa é de crescimento 3,4% em 2014, para 15,4 milhões de toneladas de ração. O consumo de ração em bovinos deve fechar o ano com incremento de 6,3%, para 8 milhões de toneladas.

Nenhum comentário: