segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Um consórcio rentável e de boa produtividade: milho com leucena

A leucina é uma leguminosa originária da América Central e temdiferentes utilidades: pode ser usada como forragem, para a produção de madeira e para melhorar a qualidade do solo. Pesquisas da Embrapa indicam que, plantada em consórcio, a leucena também pode ajudar a aumentar a produtividade do milho.
O fato da leucena ser uma leguminosa com capacidade de fixar no solo grande quantidade do nitrogênio existente na atmosfera é o responsável pelo aumento da produtividade de grãos na cultura do milho. E o consórcio traz ainda outras vantagens. A leucena pode fazer com que as espigas fiquem maiores e mais pesadas, e ainda ajuda no controle de plantas daninhas da lavoura e na recuperação de solos empobrecidos. “Além de fixar o nitrogênio, as pesquisas mostram que a leucena tem capacidade de suprir as necessidades de fósforo, potássio, cálcio, magnésio e zinco do solo”, explica o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Israel Pereira Filho.
O doutor Israel diz que para o plantio da leucena junto com o milho, o primeiro cuidado é com a escolha da semente, que precisa passar por um processo de quebra de dormência. Israel explica que o nitrogênio incorporado no solo pela leucena dispensa o uso de adubos químicos nitrogenados. Assim, sua consorciação com o milho pode ainda trazer economia para o produtor.
leucena

Nenhum comentário: