sábado, 6 de dezembro de 2014

Nordeste volta a receber chuvas no fim de semana


Neste fim de semana vai voltar a chover na Bahia e até mesmo em alguns pontos do sertão nordestino, segundo informações da Somar Meteorologia. Os maiores volumes devem ficar concentrados na faixa central e oeste do Estado, além do sul do Maranhão e do Piauí.
Ao longo da costa leste, as chuvas em forma de pancadas isoladas vão do litoral do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. Não chove sobre a faixa norte da região, do Ceará ao litoral Maranhão. No domingo, dia 07, as chuvas seguem concentradas no sul do Maranhão, do Piauí e oeste e noroeste da Bahia. Tempo mais firme na faixa norte do Nordeste.
A situação este ano no Nordeste brasileiro é muito mais favorável se compararmos aos três anos anteriores. Depois de um longo período seco, a chegada das frentes frias na segunda quinzena de novembro trouxe umidade que recuperou parte do déficit hídrico do solo nas áreas das lavouras de soja, milho e algodão do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia.
As chuvas em novembro também atingiram o sertão e agreste nordestino. Mesmo com a volta das pancadas de chuva, o cenário climático atual ainda não garante as condições ideais para o desenvolvimento das lavouras.
– Para o verão de 2015 deve se repetir a irregularidade na distribuição das chuvas, alternando períodos com chuvas e períodos secos - afirma o climatologista Paulo Etchichury.
Segundo ele, essa condição já deve ser observada em dezembro. Pelo menos, há indicativo de episódios de chuvas em janeiro e fevereiro bem mais frequentes do que nas últimas safras.
  Postado por: Marcelo Abdon

Nenhum comentário: