sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Nem a seca impedirá que o Brasil tenha uma boa safra de grãos

trator no campoApesar dos períodos secos em várias regiões, o Brasil está em condições de colher até mais do que previa para este ano. O potencial da safra de soja passou de 94,55 milhões para 96 milhões de toneladas, segundo informa o Indicador Brasil da Expedição Safra lançado há poucos dias. Com essa possibilidade, a produção nacional de grãos deve atingir 202 milhões de toneladas, conforme o projeto que colheu dados em 16 estados brasileiros do plantio à colheita.
A área da soja cresceu 5,68% (para 31,16 milhões de hectares), menos do que no ano passado, quando houve expansão de 7% no plantio, conforme a Expedição Safra. Ainda assim, a taxa é considerada expressiva e resulta de recuo de 7,9% no cultivo de milho (para 6,36 milhões de hectares) e da expansão das lavouras sobre pastagens e áreas do Cerrado.
A tendência é que o país colha 50 sacas de soja por hectare, com expansão de 4,4% em produtividade, aponta a equipe técnica da Expedição Safra, projeto desenvolvido há nove anos a partir de uma iniciativa do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba. Essa marca de 3 mil quilos por hectare é a mesma aferida no início do plantio, antes dos veranicos.

Nenhum comentário: