sexta-feira, 16 de dezembro de 2016


Semarh apresenta experiências exitosas em reunião nacional sobre o “Água Doce”


ASCOM/SEMARH
Secretário Adjunto e Coordenador Estadual do PAD, Araújo Lima.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), está participando, desde ontem, da III Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce (PAD)/2016, em Fortaleza. O Secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, o Secretário Adjunto, Araújo Lima, e parte da equipe técnica da Semarh, que trabalha no núcleo estadual do PAD, participam do encontro, juntamente com Secretários de Estado e técnicos do dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí.
Esse encontro tem como objetivo o acompanhamento da execução dos convênios com os Estados envolvidos e o aprofundamento das discussões técnicas com vistas à implantação dos Sistemas de Dessalinização. Ontem, durante o evento, a equipe da Semarh participou do ato de entrega de cinco sistemas de dessalinização, no município de Caridade, no Ceará. Na manhã de hoje, aconteceu uma reunião técnica sobre a qualidade das águas, a partir dos dados apresentados pelos estados que já realizaram os diagnósticos socioambientais e técnicos.
Na tarde de hoje (15), as coordenações estaduais do PAD apresentam o estágio atual da execução dos convênios e o cronograma de execução previsto para 2017. Durante sua explanação, o adjunto e Coordenador Estadual do PAD, Araújo Lima, apresentou, além dos dados de execução do convênio, as práticas exitosas empregadas pelo RN. “Queremos compartilhar nossas experiências com os demais Estados, entre elas, o modelo do nosso banco de dados, uma pesquisa de satisfação que empregamos com os beneficiários do programa e o prêmio de gestão integrada das comunidades”, frisou Araújo. Outros projetos ainda foram apresentados, na ocasião, como o Sistema Integrado de Georreferenciamento Hídrico e Meio Ambiente do RN – (SIGHMA/RN), programa desenvolvido pela Semarh para facilitar a troca de dados sobre as ações na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, executadas por órgãos estaduais e federais, no âmbito do Rio Grande do Norte.
“Estamos trabalhando para cumprir as metas assumidas com o Ministério, bem como traçando outros objetivos para ampliarmos nossas ações”, disse o secretário da Semarh, Mairton França. Ele frisou ainda que o Rio grande do Norte sempre é citado pelos coordenadores nacionais como modelo, pela eficiência como conduz as atividades.
PAD NO RN
A primeira etapa do programa tem como objetivo implantar 68 sistemas. “Destes 68, 44 já foram concluídos, três estão em andamento e o último lote de obras da primeira fase será iniciado ainda em dezembro” ressalta Mairton. Para esta fase do Programa estão sendo investidos recursos no valor de R$ 11 milhões, com contrapartida de R$ 1,1 milhão do Governo do Estado. O PAD é uma ação do Governo Federal coordenada pelo MMA e como objetivo estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, através dos dessalinizadores. Os equipamentos atendem aos municípios, de acordo com o critério adotado pelo MMA que é o Índice de Condições de Acesso à Água (ICCA). Este índice leva em consideração os seguintes fatores: pluviometria, intensidade de pobreza, taxa de mortalidade infantil e o índice de desenvolvimento Humano (IDH).

Nenhum comentário: