quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Um fertilizante feito a base de cama de galinha

fertilizante-de-cama-de-galinhaA utilização dos resíduos da avicultura como fonte de nutrientes para o cultivo de grãos e de pastagens é uma prática comum em várias regiões brasileiras. No entanto, o uso de resíduos animais in natura resulta em baixa eficiência de utilização dos nutrientes, perdas por lixiviação e volatilização, e aumenta o risco de contaminação ambiental. A destinação adequada dos resíduos da avicultura é também uma necessidade determinada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Após a transformação biológica dos resíduos animais e sua associação com minerais fontes é possível produzir fertilizantes organominerais granulados com alto teor de fósforo solúvel, para uso em sistemas de produção extensiva de grãos. As características físicas e químicas do fertilizante organomineral granulado estão de acordo com a lei brasileira de fertilizantes. Resultados de campo indicam que a eficiência do uso do fósforo proveniente dos fertilizantes organominerais é semelhante à eficiência dos fertilizantes solúveis.
O fertilizante organomineral fosfatado granulado, produzido a partir de cama de frango, corresponde a uma solução tecnológica tanto sob o ponto de vista ambiental como também agronômico. Misturando e combinando de forma balanceada minerais e matéria orgânica, o fertilizante potencializa a assimilação dos nutrientes pela planta e ativa a microbiota do solo, promovendo a produção de enzimas e outros compostos orgânicos benéficos. A tecnologia contribui para a agricultura de baixo carbono, por reduzir a emissão de gases de efeito estufa decorrentes da aplicação superficial de resíduos orgânicos.

Para encontrar o fertilizante organomineral basta ligar para a Embrapa Solos nos telefones Tel.: (021) 2179 4500 – Fax: (021) 2274 5291, Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Nenhum comentário: