sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Brasil vai exportar manga para Coreia do Sul


Brasil vai exportar manga para Coreia do Sul


O Brasil vai começar a exportar manga para a Coreia do Sul, um dos mercados mais exigentes em relação à sanidade e à qualidade dos alimentos. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. A expectativa do governo é de que os embarques iniciem em cerca de 30 dias.
A abertura do mercado sul-coreano à manga nacional deve beneficiar principalmente a região de fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, que concentra o maior polo produtor de frutas irrigadas do País. De acordo com a Associação de Produtores e Exportadores do Vale, 85% das mangas exportadas pelo Brasil saem da região.
Em novembro, Maggi visitou os estados de Pernambuco, Bahia, Ceará e do Rio Grande do Norte, onde conheceu áreas de cultivo irrigado de melão, manga, mamão, melancia e limão e se reuniu com produtores locais. O ministro disse ter ficado impressionado também com a visita a Petrolina (PE) e a Juazeiro (BA), “onde se produz vinho de muita qualidade e também espumantes”.

Produção de camarão
O ministro também conheceu a produção de camarão do Ceará. “É uma indústria muito grande que tem um potencial imenso”, destaca. Maggi explicou que é preciso ajustar um pouco a legislação e combater doenças registradas nos camarões.
Em Aracati (CE), ele determinou que a Secretaria de Defesa Agropecuária tome medidas para prevenir a entrada de doenças do crustáceo no Brasil, amparada em princípios da Organização Mundial de Saúde Animal.
Maggi reconheceu que a região passa por uma escassez de água muito grande, o que tem dificultado a vida dos irrigantes e levado agricultores a fazer investimentos para aumentar bombeamento de água. 

Nenhum comentário: