sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Conhecer bem o solo ajuda a promover o desenvolvimento sustentável no campo

solo-em-erosaoA terra constitui um importante instrumento para o desenvolvimento do trabalho agrícola. Por isso, os pesquisadores Lauro Pereira e Marco Gomes, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariuna, SP), realizaram estudos de avaliação do potencial agrícola das terras, visando encontrar informações que permitam subsidiar políticas de planejamento e desenvolvimento rural, dentro da ótica de sustentabilidade.
O uso adequado dos recursos naturais requer, antes de tudo, o conhecimento de seu potencial e de suas limitações, a fim de conciliar produção agrícola com menos impacto, ou seja, compatibilizar o uso com a conservação ambiental. “Esse é o primeiro passo em direção à agricultura correta, voltada à sustentabilidade e manutenção ou ampliação de oferta de serviços ambientais”, explica Lauro.
Conforme Lauro, a partir do conhecimento da capacidade do solo, pode-se propor não apenas um planejamento de uso e ocupação, de forma orientada, mas também um conjunto de recomendações e práticas conservacionistas para a proteção e melhoria dos recursos naturais solo, água e vegetação.
O uso das terras, em obediência à sua capacidade de suporte, pode evitar os casos de subutilização ou sobreutilização de recursos naturais, com sérios prejuízos sócioeconômicos e ambientais.
“No caso do solo, continua Lauro, quando utilizado de forma incorreta, não considerando suas características físicas, químicas e morfológicas, principalmente, e fatores condicionadores, como relevo, clima, geologia, cobertura vegetal, que refletem a sua real potencialidade, pode desencadear processos indesejáveis como a erosão, por exemplo, com sérios danos socioeconômicos e ambientais, com destaque para o arraste de partículas de solos, juntamente com nutrientes utilizados na agricultura; redução significativa da sua capacidade produtiva; assoreamento de rios e mananciais; contaminação da água, sobretudo de superfície; enfim, comprometimento não só da produção agrícola, mas também da qualidade do solo e disponibilidade de água”.

O sistema de capacidade de uso das terras constitui uma classificação técnica que envolve um conjunto de condições ligadas aos atributos das terras, sem priorizar localização e características econômicas. Nesta classificação há maior interesse em considerar conjuntos de características e propriedades do que considerá-las isoladamente, visto que cada classe, subclasse ou unidade de capacidade de uso da terra são usualmente distinguidas das demais por grande número de atributos.

Nenhum comentário: