segunda-feira, 12 de dezembro de 2016





Semarh entrega mais um lote de dessalinizadores do Programa Água Doce (Foto: Assecom/Divulgação)Semarh entrega mais um lote de dessalinizadores do Programa Água Doce (Foto: Assecom/Divulgação)
O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), entrega mais um lote de sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD), que abrange a região do Trairí e Seridó.
O ato simbólico de entrega dos últimos sistemas concluídos aconteceu nesta sexta (9), durante inauguração do dessalinizador da comunidade Riacho Fechado, no município de Lajes Pintada, e contou com a presença do Coordenador Nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva Ferreira, do Secretário de Estado da SEMARH, Mairton França, do Coordenador Estadual do PAD/RN, Carlos Araújo Lima, Prefeitos e representantes das comunidades beneficiadas.
Mais de mil famílias dos municípios de Pedro Avelino, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Equador, Parelhas, São José do Seridó, Santana dos Matos, Ouro Branco e Caicó passaram a ter acesso à agua de boa qualidade para consumo próprio, depois de contempladas com os dessalinizadores do Programa.
Em Riacho Fechado, cerca de 120 pessoas serão beneficiadas. Cada Família receberá 80 litros de água por semana. A água dessalinizada deve ser utilizada, preferencialmente, para beber, cozinhar, escovar os dentes e dar banho em recém-nascidos.
A entrega dessas tecnologias está inserida na primeira etapa do programa, que no RN tem como objetivo implantar 68 sistemas. Destes 68, 44 já foram concluídos, 3 estão em andamento e o último lote de obras da primeira fase será iniciado ainda em dezembro.
Programa Água Doce
O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. O objetivo do Programa é o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização, atendendo prioritariamente as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.

Nenhum comentário: