quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Kits de irrigação vão ajudar pequeno produtor a colher mais

Distribuição dos equipamentos, feita em parceria com municípios e estados, começa pelo Ceará, Mato Grosso e Piauí
Pequenos produtores do Ceará, de Mato Grosso e do Piauí deverão receber, já no primeiro trimestre de 2017, 2.505 kits de irrigação adquiridos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).  A distribuição de 835 unidades a cada um desses estados será feita depois de cadastramento a ser definido por critérios estabelecidos por órgãos de assistência técnica, como Emater, superintendência do ministério e secretarias estaduais e municipais de agricultura.
O secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki, se reuniu com o superintende federal de Agricultura em Mato Grosso, José de Assis Guaresqui, e com o secretário estadual da Agricultura, Suelme Fernandes, para tratar dessa parceria. Novacki também destacou as vantagens dos kits, como “o manejo simples, o viés de sustentabilidade, em virtude do uso racional de água, e o baixo custo”. O investimento do Mapa nesses equipamentos de fabricação israelense foi de R$ 2,098 milhões.
Os próximos estados a receber kits para pequenos produtores são Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Piauí (segunda leva), além do Distrito federal, num total de 6 mil unidades. A parceria com as secretarias locais e com órgãos técnicos visa atender cadeias produtivas da agricultura, aumentando a produtividade dentro de regras da agenda ambiental do governo.
Um dos objetivos da iniciativa é promover maior aproximação do Ministério da Agricultura com produtores que trabalham em menor escala.
NOTA DO BLOG: Está mais do que claro, que o governo federal do PMDB, descrimina o RN. As razões são obvias. O governo Robinson Faria, não apoia o PMDB aqui no estado e num ato mesquinho, inviabiliza as ações que deveriam chegar ao RN. Um estado carente de tudo, que enfrenta uma estiagem prolongada, com uma economia em declínio, deveria receber o mesmo tratamento que os outros. O povo não tem culpa e nem deve pagar o preço do desprezo do governo Temer ao RN, objeto de uma politicagem rasteira que predomina a anos no RN. Infelizmente o nosso governador está muito passível, calado, levando porrada do governo federal, sem nada poder fazer, rezando na cartilha da paciência e da tolerância. Como diz o velho ditado: ruim com ele, pior sem ele.

Nenhum comentário: