quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Água Doce entrega 200 sistemas no Ceará


Solange Amarilis/SRHU/MMA
Sistema: água de qualidade
Cerca de 70 mil pessoas de 34 municípios do semiárido serão beneficiadas com acesso à água própria para consumo humano.


DA REDAÇÃO
Nesta quarta-feira (14/12), o Programa Água Doce (PAD) entrega 200 sistemas de dessalinização no Ceará. O ato simbólico acontecerá às 10 horas na comunidade de Pereiros, no município de Caridade, a 91 Km da capital Fortaleza. Os 200 sistemas de dessalinização implantados estão distribuídos em comunidades de 34 municípios do semiárido cearense, atendendo a cerca de 70 mil pessoas.
O ministro Sarney Filho será representado pelo secretário de Recursos Hídricos do Ministério, Jair Tannús. Estarão presentes o secretário de  Recursos Hídricos do estado do Ceará, Francisco Teixeira, representando o governador do Ceará, Camilo Santana; o coordenador nacional do PAD, Renato Saraiva; o coordenador estadual do PAD, Ricardo Marques; a prefeita municipal de Caridade, Maria Simone Fernandes Tavares, e gestores de comunidades beneficiadas.
No total, o convênio com o Ceará tem como meta a implantação, recuperação e gestão de 277 sistemas de dessalinização, o que beneficiará cerca de cem mil pessoas, com investimentos de mais de R$ 47 milhões. Somente no município de Caridade, 229 famílias estão sendo beneficiadas com a implantação de cinco sistemas de dessalinização.
BALANÇO 
O Ministério do Meio Ambiente firmou convênios para execução do programa nos seguintes estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Pernambuco.
Na quinta-feira (15/12), os coordenadores estaduais desses dez estados apresentam o balanço de execução em 2016, além dos cronogramas de execução para 2017, conforme as metas pactuadas na 3ª Reunião de Acompanhamento das Ações do Programa Água Doce, realizada em novembro do ano passado.
Eles também participam de reunião técnica que terá por tema A qualidade das águas, a partir dos dados apresentados pelos estados que já realizaram os diagnósticos socioambientais e técnicos.
ÁGUA DOCE
O Programa Água Doce tem por objetivo estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, a partir do aproveitamento de águas subterrâneas salobras ou salinas, oferecendo mais uma opção de fonte hídrica, prioritariamente, para a população do semiárido.
A meta do programa é aplicar sua metodologia na recuperação, implantação e gestão de 1,2 mil sistemas de dessalinização até 2018, com investimentos de cerca de R$ 255 milhões, beneficiando 500 mil pessoas. É resultado do trabalho de uma rede que envolve diversos parceiros, entre instituições governamentais e sociedade civil.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): 

Nenhum comentário: