sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Adubo de qualidade pode ser feito com resíduos orgânicos enriquecidos com minerais


residuos-organicos-com-minerais-1Resíduos produzidos nas fazendas e capazes de causar impactos ambientais negativos se mal descartados podem ser matéria-prima de fertilizantes eficazes. É o que tem demonstrado estudo realizado pela Embrapa Milho e Sorgo (MG) com a cultura de milheto. Foram utilizados resíduos orgânicos suplementados com minerais e microrganismos solubilizadores, que tornam o fósforo disponível para a planta. Os pesquisadores registraram maior crescimento das plantas, maior extração de nutrientes e maior disponibilidade de fósforo no solo.
Adubos alternativos podem ser produzidos a partir de resíduos como cama de frango, estercos e restos de culturas, materiais orgânicos que, se não receberem destinação adequada, podem impactar o meio ambiente. O fertilizante também recebe uma mistura de fonte mineral, como pó de rochas, e ainda podem ser adicionados microrganismos solubilizadores, como bactérias que aumentam a disponibilidade de nutrientes para as plantas.

O uso combinado de microrganismos, resíduos orgânicos e pó de rochas como fonte de fósforo apresenta um benefício ambiental significativo, conforme explica a pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo Christiane Paiva. “Como na agricultura altas doses de fósforo precisam ser adicionadas ao solo por meio de fertilizantes químicos, suprir, mesmo que parcialmente, essa demanda fazendo uso de adubos organominerais, adicionados de microrganismos solubilizadores, é contribuir para a sustentabilidade agrícola”, afirma a especialista. Para ela, a pesquisa demonstra o potencial de utilização desses microrganismos em associação com rochas fosfatadas como alternativa ao uso de fertilizantes convencionais.

Nenhum comentário: