sexta-feira, 27 de março de 2015

Uma raça que valoriza a qualidade da carne

embrapa jan 12 1A raça Senepol Nova Vida está no Brasil há 15 anos e vem ajudando a melhorar a qualidade da carne bovina produzida no país. O Senepol experimenta um crescimento fantástico pelo mundo, ajudando a melhorar a qualidade na carne nos países de clima tropical como  o Brasil, que detém o maior plantel do mundo, com 40 mil animais registrados. “É um taurino adaptado, muito fértil, rústico, precoces e que agrega valor comercial à carne através do cruzamento industrial. E melhor: tudo isso a campo, sem regalias. Os tourinhos começam a vida reprodutiva ainda jovens, com máximo aproveitamento”, explicam Ricardo Arantes e João Arantes Neto, diretores-executivos da Senepol Nova Vida.
O pioneiro da criação de Senepol, no Brasil, foi o pecuarista  João Arantes Júnior, que em 2000 fez as primeiras importações da raça: comprou 72 animais dos melhores criatórios norte-americanos. E em apenas um ano e meio, conquistou um feito histórico na pecuária: produzir 2.000 bezerros utilizando a fertilização in vitro, tecnologia ainda pouco difundida à época. João Arante Júnior faleceu, mas deixou o gosto pela criação com o neto, também João Arantes.
O objetivo dos criadores brasileiros, agora, é criar uma confederação internacional que cuide dos interesses globais da raça.  Os brasileiros foram os pivôs do encontro e das 16 associações de Senepol existentes no globo, 12 participaram. O projeto é estimular a exportação de doses de sêmen e embriões para vários países, especialmente na América Latina.

Nenhum comentário: