sábado, 21 de março de 2015

O tomateiro pode produzir mais com uso da enxertia

enxertiaA enxertia é uma técnica muito usada na horticultura; consiste na junção de partes de duas plantas distintas que se desenvolverão como uma única planta.  A parte inferior da planta é chamado de porta-enxerto ou cavalo, de uma espécie tolerante ou resistente à doença de solo, formará o sistema radicular; e a parte superior, que vai formar a copa, é da espécie que vai gerar os frutos.
A enxertia é usada para minimizar o aparecimento de doenças, principalmente doenças de solo, para melhorar a produtividade da cultura e incrementar a qualidade da produção.  O cultivo do tomateiro, pode ser viabilizado com sucesso por meio da técnica da enxertia.
O pesquisador José Lindorico Mendonça, explica que a enxertia em tomateiro pode ser uma operação bastante simples quando se utiliza uma presilha de enxertia, que é um pequeno prendedor de plástico rígido. O produtor, atualmente, dispõe de vários porta-enxertos comerciais no mercado, incluindo aqueles com resistência múltipla a nematóides, bactérias e a doenças fúngicas de solo, como o fusarium.

Nenhum comentário: