terça-feira, 3 de março de 2015

Chuvas se espalham pelo país nesta terça

Frente fria e instabilidades tropicais levam chuva de moderada a forte para a maior parte dos Estados
Região Sudeste
Nesta terça, dia 3, frente fria e instabilidades tropicais causam chuva de moderada a forte sobre o Espírito Santo e norte, centro e oeste de Minas Gerais e de São Paulo. Nas regiões mineiras de Patos de Minas e Uberlândia, o acumulado médio previsto oscila entre 10 e 20 mm, mas poderá ser bem maior pontualmente. 
Já no Rio de Janeiro, o tempo fica seco, com predomínio de sol. Ainda faz um pouco de frio no sul de Minas Gerais, com mínima entre 12°C e 15°C. À tarde, no entanto, a temperatura sobe, variando entre 27°C e 30°C no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. No leste de São Paulo e no oeste e sul de Minas Gerais, a temperatura continua mais baixa, oscilando entre 24°C e 27°C.
Na quarta, dia 4, a chuva perde força sobre o Espírito Santo e o tempo também continua seco e ensolarado no Rio de Janeiro. Já em Minas Gerais e São Paulo, há chuva entre moderada e forte, com precipitações mais intensas sobre as regiões das cidades mineiras de Paracatu e Três Marias. 
A temperatura mínima entra em elevação, oscilando entre 15°C e 18°C no Sudeste. Á tarde, faz calor de 30°C na maior parte da região, com exceção do norte de São Paulo e do sul e oeste de Minas Gerais, com termômetros entre 24°C e 27°C.
Na quinta, dia 5, instabilidades tropicais, especialmente a Alta da Bolívia, causam chuva sobre o Sudeste. A chuva oscila entre moderada e forte em São Paulo e Minas Gerais, sendo mais intensa entre Franca (SP) e Curvelo (MG). Já no Rio de Janeiro e Espírito Santo, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura mínima oscila entre 18°C e 21°C e a máxima alcança 30°C com exceção do oeste e sul de Minas Gerais, que terão termômetros entre 24°C e 27°C. 
Entre os dias 7 e 11, uma nova frente fria chega ao Sudeste, trazendo chuva forte a São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e centro, oeste e sul de Minas Gerais. No litoral paulista deverá chover mais de 150 mm, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos de encosta. 
A temperatura mínima permanece estável, com termômetros entre 18°C e 21°C. Durante as tardes, faz calor de 36°C no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo e de 30°C em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Região Sul
A atmosfera fica mais instável na terça-feira e a chuva se espalha pelo interior do Rio Grande do Sul e do Paraná. Há um alerta para elevado acumulado ao longo da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, com valores médios entre 10 e 20 mm, mas podendo ser bem maior pontualmente. 
No Paraná, a chuva também será mais intensa que na segunda, dia 2, especialmente no norte e oeste do Estado. Em Santa Catarina, apesar de mais um dia nublado, o potencial para chuva permanecerá baixo na maior parte dos municípios. A madrugada fica abafada no Rio Grande do Sul, com termômetros acima dos 21°C na maior parte do Estado. Já em Santa Catarina e Paraná, a temperatura continua em torno dos 18°C. 
À tarde, o calor aumenta em toda a região, com máxima entre 30°C e 33°C no Rio Grande do Sul e interior de Santa Catarina e do Paraná. Somente no leste de Santa Catarina, a máxima continuará entre os 24°C e 27°C.
A chuva prossegue na quarta sobre boa parte do Rio Grande do Sul e do Paraná, e passa a atingir Santa Catarina, especialmente no norte e no oeste do Estado. A chuva ainda estará associada a instabilidades tropicais, principalmente a Alta da Bolívia. 
Chove de forma mais abrangente no oeste e sul do Rio Grande do Sul e do Paraná. O tempo permanece abafado, com termômetros acima dos 21°C pela manhã no Rio Grande do Sul e na casa dos 18°C em Santa Catarina e Paraná. À tarde, a máxima chega aos 36°C em municípios do oeste e centro do Rio Grande do Sul e varia entre 30°C e 33°C no interior do Paraná e de Santa Catarina.
Na quinta, a chegada de uma frente fria ao sul do Rio Grande do Sul organiza um pouco melhor a umidade da Amazônia e causa chuva em boa parte da Região Sul. Destaca-se o elevado acumulado esperado para o oeste e sul gaúchos. 
A precipitação vem acompanhada de trovoadas e ventos fortes nos três Estados. Ainda faz calor, com mínima acima dos 21°C no Rio Grande do Sul e na casa dos 18°C em Santa Catarina e Paraná. À tarde, a máxima varia entre 30°C e 33°C nos três Estados da Região.
Entre os dias 7 e 11, uma frente fria se forma sobre o Rio Grande do Sul e avança para norte no decorrer dos dias. As precipitações mais intensas deixam o território gaúcho e avançam na direção de Santa Catarina e Paraná, com acumulado superior aos 100 mm no litoral paranaense neste período. 
A temperatura mínima entra em declínio no Rio Grande do Sul e continua estável em Santa Catarina e Paraná, oscilando em torno dos 18°C. A temperatura máxima fica mais baixa no litoral do Rio Grande do Sul e no centro e leste de Santa Catarina, variando entre 24°C e 27°C. Já no interior dos três Estados, faz calor de mais de 30°C neste período.
Região Centro-Oeste
Terça-feira com chuva entre moderada e forte em todo o Centro-Oeste pela presença de uma frente fria na costa do Brasil e instabilidades tropicais associadas com a Alta da Bolívia. Há previsão de elevado acumulado de chuva no sudeste de Goiás e no norte de noroeste de Mato Grosso. 
A temperatura mínima permanece elevada, com termômetros em torno dos 20°C na maior parte da região. À tarde, a máxima oscila entre 30°C e 33°C em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. Por outro lado, em Brasília, pelo excesso de chuva, a máxima não passa dos 27°C.
A situação permanece inalterada na quarta, com chuva entre moderado e forte em todo o Centro-Oeste, sendo mais intensa no oeste de Goiás e no centro e norte de Mato Grosso. A chuva está associada a instabilidades tropicais, entre elas a Alta da Bolívia, além de uma frente fria na costa do Brasil e que consegue canalizar a umidade da Amazônia para cima do Centro-Oeste. 
A temperatura mínima entra em elevação, variando entre 21°C e 24°C em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. À tarde, também faz calor, com máxima entre 30°C e 33°C no sul e leste de Mato Grosso e em boa parte de Mato Grosso do Sul. Já no sudeste de Goiás, a máxima não passa dos 27°C pelo excesso de chuva.
Na quinta, sem a frente fria, a chuva entre moderada e forte prossegue sobre todo o Centro-Oeste pela presença da instabilidade Alta da Bolívia. Os maiores acumulados concentram-se sobre o oeste de Goiás e noroeste de Mato Grosso. A temperatura mínima permanece elevada, oscilando entre 21°C e 24°C em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e entre 18°C e 21°C em Goiás e Distrito Federal. 
À tarde, o calor predomina em boa parte de Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de Mato Grosso, com termômetros entre 30°C e 33°C. Já no oeste de Goiás e entre Goiânia e Distrito Federal, o excesso de chuva deixará a temperatura máxima mais baixa. 
Entre os dias de 7 e 11, a chuva prosseguirá sobre todo o Centro-Oeste, sendo mais intensa no norte e oeste de Mato Grosso, Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul. A temperatura mínima permanece estável em Mato Grosso do Sul e Goiás, mas entra em declínio em Mato Grosso, variando entre 18°C e 21°C. As tardes serão de calor em toda a região, com máximas de mais de 30°C.
Região Nordeste
Na terça-feira, a chuva fica restrita ao Maranhão, oeste do Piauí, sul e oeste da Bahia e norte do Ceará, com previsão de chuva forte para Teresina, São Luis e Fortaleza. Nas demais áreas, o tempo fica seco e ensolarado e com baixa umidade relativa. Sensação de abafamento em todo o Nordeste.
Na quarta, o tempo fica seco no centro, norte e leste da Bahia, Sergipe, Alagoas, sul e leste do Piauí e leste de Pernambuco. Nas demais áreas, há previsão para pancadas de chuva de maneira isolada.
Na quinta, chove forte no oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, sul do Ceará, leste do Piauí e no Maranhão. Na Bahia, em Sergipe e no sul do Piauí tempo mais seco e sem previsão de chuva. São esperadas pancadas de chuva nas demais áreas. 
Entre os dias 6 e 10, a chuva fica concentrada entre o norte da Bahia, centro-oeste de Pernambuco, centro-oeste da Paraíba, sudoeste do Rio Grande do Norte, sul do Ceará, sobre o Piauí e sul do Maranhão. Destaque também para o litoral do Ceará e do Maranhão, onde a chuva vem forte. Por outro lado, no centro e sul da Bahia, o tempo fica mais firme.
Região Norte
A umidade se espalha na terça, mais sobre Roraima, entretanto ainda não chove no nordeste do Estado. Nas outras áreas da região, instabilidades tropicais provocam pancadas de chuva. Destaque para o Pará, norte e oeste do Amazonas, oeste do Acre e no Tocantins onde a chuva acontece a qualquer hora do dia. 
Entre as capitais da região, há previsão de chuva forte para Palmas. Temperaturas mais amenas no extremo oeste do Amazonas. Nas demais áreas da região continua a sensação de calor.
Na quarta, a umidade se espalha por Roraima, e há previsão de chuva, principalmente para o noroeste do Estado. Entre Amazonas, Acre, Rondônia e sul do Pará, a chuva vem em forma de pancadas e, já pela manhã, condição que permanece até o fim do dia e atingindo as demais áreas do Norte. Entre as capitais, chove forte em Manaus e Macapá.
A chuva ganha força na quinta sobre toda a região, e há chuva entre moderada e forte, em forma de pancadas. Destaque para Macapá e Manaus, onde há  previsão de chuva forte. 
Entre os dias 6 e 10, as chuvas ficam concentradas entre o Amazonas, Acre, Rondônia, sul do Pará, norte do Tocantins e litoral do Amapá. Nas demais áreas, o tempo fica mais seco, principalmente em Roraima, em áreas próximas de Boa Vista. As temperaturas ficam elevadas em todo o Norte, principalmente em Roraima e no norte do Pará.

Nenhum comentário: