segunda-feira, 16 de março de 2015

Brasil vai poder exportar carne bovina e suína para o mercado da África do Sul

negociaçãoA África do Sul havia embargado a entrada desses produtos brasileiros em 2005, pela ocorrência de febre aftosa e pelo caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no Brasil. Depois de muita negociação envolvendo técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Ministério das Relações Exteriores finalmente o governo Sul-Africano deu o sinal verde para o início das exportações.
O governo brasileiro já recebeu a informação com a decisão das autoridades sanitárias da África do Sul de reabrir o mercado daquele país às exportações brasileiras de carne bovina desossada, bem como o recebimento da confirmação dos estabelecimentos brasileiros produtores de carne suína in natura para processamento que poderão exportar àquele país.
A decisão é importante para os interesses dos exportadores brasileiros de carnes, e confirma a eficácia dos controles sanitários nacionais e a qualidade e a sanidade do produto brasileiro, já reconhecida por outros parceiros comerciais. Com a abertura do mercado sul-africano para esses produtos, o Mapa espera que o Brasil consiga exportar US$ 7 milhões anuais em carne suína e US$ 12 milhões em carne bovina. A abertura desse mercado é considerada uma importante oportunidade para diversificar os destinos dos produtos em questão, em especial para a carne suína, setor em que as exportações brasileiras são concentradas em poucos mercados. Além disso, o acesso ao mercado da África do Sul pode levar à abertura de mercados em outros países do continente.

Nenhum comentário: