quarta-feira, 25 de março de 2015

Tangirina ponkan pode ser cultivada em áreas do semiárido


tangirinaPara discutir essa possibilidade e a forma de manejo do cultivo de tangerina Ponkan a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o Instituto Federal Baiano de Bom Jesus da Lapa (BA), a Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), o Viveiro Tamafe e a Embrapa Mandioca e Fruticultura, realizam, no dia 19 de março, das 8 às 18 horas, no campus do IF Baiano, o I Seminário Estadual de Tangerina Ponkan.
O encontro é aberto a estudantes, produtores, pesquisadores e outros interessados. O objetivo do seminário é promover o cultivo e o aprimoramento técnico da fruta, que tem grande potencial para ser cultivada nas condições de clima semiárido. As palestras estão sob responsabilidade da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Uesb, Viveiro Tamafe e Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).
A safra principal da tangerina Ponkan acontece entre os meses de maio a junho. Durante os demais meses, a sua oferta é bastante restrita. “Bom Jesus da Lapa e região vêm ampliando cultivo de Ponkan por produzirem na entressafra, sendo a colheita agora em março, explica Eduardo Girardi, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Nas condições do semiárido, através de indução da floração, é possível obter colheita já a partir do mês de dezembro. “A tangerineira Ponkan pode ser consorciada com culturas de ciclo curto a médio, como mamão, maracujá e outras culturas anuais. De acordo com dados de 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia é o oitavo estado produtor da fruta, com área colhida de apenas 743 hectares, com produção de 14.143 toneladas e rendimento de 19,03 toneladas/hectare. São Paulo é o primeiro colocado, com 12.334 hectares de área colhida.

Nenhum comentário: