segunda-feira, 2 de março de 2015

Uma cartilha para ensinar como fazer a ordenha manual higiênica

 Nordeste Rural
foto-ordenhaNo Brasil, mais de 80% dos produtores retira leite manualmente. A contagem bacteriana, um dos fatores que determinam a qualidade do produto, costuma ser bastante alta neste tipo de ordenha. Isto ocorre devido a procedimentos incorretos que levam a uma higiene deficiente tanto dos tetos da vaca quanto das mãos dos ordenhadores e dos utensílios utilizados.
Esse quadro pode mudar com o projeto desenvolvido pela Embrapa Gado de Leite. A tecnologia é definida como uma tecnologia social ao alcance dos pequenos produtores. Trata-se do Kit Embrapa de Ordenha Manual Higiênica que é composto por utensílios simples, associados a uma cartilha contendo orientações técnicas a respeito da ordenha manual.
Segundo Marne Moreira, chefe-adjunto da Embrapa Gado de leite, o trabalho prova que se pode obter, na ordenha manual, leite com a mesma qualidade higiênica daquele obtido na ordenha mecânica. Para provar a viabilidade do Kit, pesquisadores realizaram testes em sete estados e em quase todas as Regiões brasileiras – Nordeste, Sudeste, Centro-oeste e Sul. Tais estudos mostram que a sua utilização adequada pode reduzir o índice de contagem bacteriana de 40% a 85%. Exemplo disso são os dados apurados entre um grupo de produtores de Pernambuco: antes da utilização do Kit, a contagem bacteriana estava em torno de 820 mil Unidades Formadoras de Colônias de bactérias (UFC) por mililitro de leite. Com os utensílios recomendados e os procedimentos corretos de higiene, o índice de UFC caiu para 133 mil/ml no mesmo tempo após a ordenha.
Para o pesquisador Guilherme Nunes, os estudos comprovam que não é preciso muito investimento financeiro para se obter leite com baixa contagem bacteriológica. “O kit é um conjunto de utensílios que pode ser adquirido em qualquer parte do país. O pesquisador deixa claro: “a Embrapa não está vendendo o Kit, apenas ensina ao produtor como fazê-lo e como adotar as práticas higiênicas corretas”. Todas as informações a respeito estão contidas em uma cartilha. Os interessados poderão entrar em contato com a Embrapa Gado de Leite para obterem outras informações: e-mail sac@cnpgl.embrapa.br; telefone (32) 3249-4717.

Nenhum comentário: