terça-feira, 24 de março de 2015

Orientações para o criadores de ovinos aprender a produzir cordeiro precoce

SONY DSCAtualmente se verifica um crescente aumento das criações de ovinos em várias regiões do pais. Segundo o pesquisador da Embrapa Roraima, Ramayana Menezes Braga, o motivo é que os rebanhos podem fornecer leite, pele e esterco, que são produtos que ajudam a incrementar a renda dos produtores. Mas o principal produto obtido com a criação de carneiros é mesmo a carne, que apresenta menor teor de gordura que outros tipos de carne, além de sabor e aroma bastante agradáveis.
A produção de cordeiro precoce busca atender a uma recente tendência de mercado, representada por consumidores cada vez  mais  exigentes. Aparência, cor, maciez, aroma e sabor diferenciados são características bastante desejadas por eles, e são conseguidas quando os animais são abatidos precocemente, ou seja,  com 90  a 150 dias de vida. Para oferecer essa carne, que é, principalmente, mais tenra e mais suculenta, o produtor também precisa estar atento a outros aspectos, como a raça dos animais.
A fim de promover o melhoramento dos rebanhos, ultimamente vem sendo introduzidos reprodutores e matrizes das raças Santa Inês, Dorper e, a Texel. O pesquisador Ramayana Menezes enfatiza que o importante é o produtor optar por raças que tenham potencial para ganhar peso rapidamente.
Sob o aspecto econômico, a produção de cordeiro precoce pode ser mais vantajosa para o produtor.  “Em algumas casas de carnes e supermercados, enquanto o carneiro é vendido a treze  reais o quilo, o cordeiro precoce pode chegar de vinte e cinco a  trinta reais o quilo”, exemplifica o pesquisador. Ramayana alerta, porém, para  uma exigência do mercado: a regularidade da oferta. “Por exemplo: os grandes supermercados costumam exigir que o fornecedor entregue determinada quantidade de carne toda semana ou a cada quinze dias. Assim, se não se programar, o produtor pode não conseguir atender a essa exigência”.
O produtor também precisa estar atento à alimentação dos animais – garantindo ganho de peso – e à sanidade do rebanho, evitando doenças, principalmente a verminose, um  dos grandes problemas da criação de ovinos. Por isso, é recomendado que o criador sempre recorra  à assistência de um técnico que conheça bem a atividade e o auxilie no planejamento e na manutenção do rebanho.

Nenhum comentário: