quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Silvicultura: Mercado em alta para o trabalhador e bom negócio para o produtor

Crédito: Igo Estrela 
Começam no próximo dia 9 de novembro as aulas de novas turmas de Cursos Tecnológicos oferecidos gratuitamente no Portal de Ensino a Distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (EaD SENAR). Os programas de Silvicultura, Floricultura e Suinocultura já fecharam duas turmas cada, mas ainda há vagas para as primeiras turmas de Heveicultura, ou o cultivo de seringueira, e novas turmas podem ser formadas em todas as áreas, a partir do volume de inscrições, feitas no portal http://ead.senar.org.br/cursos  .
Um dos cursos mais procurados, sobretudo nas regiões Nordeste e Sudeste tem sido o de Silvicultura, desenvolvido pelo SENAR com o  Centro Brasileiro de Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável, instituição de ponta na área. A assessora técnica do SENAR, Thaís Carrazza,  comenta que há uma grande carência de técnicos no setor que está em ascensão, e a educação à distância é uma excelente oportunidade para os profissionais ficarem em dia com as inovações tecnológicas mesmo vivendo no campo ou em pequenas cidades, distantes de escolas especializadas. No Brasil, segundo dados do Ministério da Agricultura,  o cultivo comercial de florestas movimenta cerca de R$ 50 bilhões ao ano, gerando 4,7 milhões de empregos diretos e indiretos, fazendo da silvicultura um mercado de trabalho com oportunidades crescentes.
O engenheiro florestal, Júlio César de Souza, concorda e destaca a necessidade de profissionais especializados . “O reflorestamento sempre trará grandes vantagens para o produtor rural, como a diminuição do processo de erosão, o aumento da fertilidade do solo e da produtividade e o aumento da renda.  Mas, hoje em dia, a  ciência florestal não pode ser abordada de forma amadora, pois se trata de uma atividade realizada em logo prazo e o produtor rural precisa utilizar tecnologias modernas acessíveis, de baixo custo para viabilizar e dar eficiência à atividade". Segundo Júlio César, muitas vezes os pequenos produtores desconhecem totalmente as práticas modernas, lançando mão de técnicas ultrapassadas que podem acabar inviabilizando a recuperação das florestas. Por isso, aconselha que a atividade seja sempre orientada por um técnico atualizado.
Oportunidade de inovar conhecimentos
Através da sua comissão de Silvicultura, o Sistema CNA/SENAR vem incentivando o plantio de florestas que associam a agricultura ou pecuária ao plantio de espécies arbóreas, sejam frutíferas ou madeireiras. E foi exatamente essa comissão que detectou a necessidade de atualização dos profissionais do setor. Os cursos tecnológicos da EaD SENAR não são, portanto, de formação, mas sim voltados para quem já possui ensino técnico ou superior nas áreas das Ciências Agrárias e está em busca de inovações, mas não têm como frequentar aulas presenciais.
Todo o conhecimento é transmitido por meio de videoaulas, fóruns, chats e outras ações interativas. O aluno pode estudar onde e quando quiser. Desde que cumpra a carga horária específica e conclua o curso no prazo estipulado, ao final de cada etapa ele recebe um diploma. O programa de Silvicultura inclui quatro cursos: Sistemas de Cultivo na Silvicultura e Projetos Florestais, Produção de Mudas e Manejo Produtivo na Silvicultura e Legislação, Relações de Trabalho e Certificação e Gestão do Empreendimento Florestal. Por enquanto, estão abertas as matrículas apenas para o primeiro deles.
Assessoria de Comunicação do SENAR

Nenhum comentário: