sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Alta do bezerro reduz poder de compra do pecuarista


A alta no preço do bezerro vem reduzindo o poder de compra do pecuarista de recria-engorda. A constatação está em relatório divulgado nesta quinta-feira (2) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
De acordo com a instituição, mais arrobas de boi tem sido necessárias para adquirir animais de reposição, já que o preço do bezerro tem acompanhado o cenário de firmeza do mercado.
Em valores reais (descontando a inflação) o indicador do Cepea, com base no estado de São Paulo, registrou em setembro a maior média mensal da série história, iniciada em 1994. A cotação chegou a R$ 1.078,48 por cabeça.
Em Mato Grosso do Sul, houve alta de 24,2% no acumulado do ano e de 28,7% em relação a setembro de 2013. O valor chegou a R$ 1.73,93 a cabeça.
“A valorização do bezerro tem sido puxada pela demanda de recriadores que se sentem estimulados pelos preços também em elevação do boi gordo. Além disso, a oferta de bezerros tem sido pressionada pelo abate de matrizes”, informou o Cepea.
Para o pesquisador Sérgio de Zen, a saída é elevar a produtividade. “O produtor deve encarar gastos nesses itens como investimentos, apostando que o retorno também será maior ou mesmo imprescindível para manter a atividade sustentável.”

Nenhum comentário: