quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Assentados inauguram mais uma feira agroecológica na Zona da Mata da Paraíba


 
Mais uma feira agroecológica foi inaugurada na Paraíba. A feira, com 15 famílias dos assentamentos Nova Vida e 21 de Abril, situados no município de Sapé, funciona na entrada do município de Sobrado que fica na Zona da Mata a 61 quilômetros de João Pessoa.

A iniciativa está sendo coordenada pela Cooperativa da Agricultura e Serviços Técnicos do Litoral da Paraíba (Coasp), contrata pelo Incra para prestar assistência a 1.040 famílias de 21 assentamentos. Segundo a coordenadora da cooperativa, Tânia Maria de Sousa, a cada feira os assentados vendem cerca de 600 quilos de alimentos.

A feira estava funcionando, em caráter experimental, há dois meses e ontem (23) foi inaugurada com a presença de vários representantes do Incra-PB, entre eles o superintendente, Cleofas Caju.  Segundo ele, a iniciativa mostra que os assentamentos da reforma agrária, na Paraíba, estão se destacando na produção agroecológica.

“Já são mais de 40 feiras, com produtos sem nenhum tipo de veneno. Além de levar produtos de boa qualidade para a população, as feiras representam um reforço à renda familiar dos assentados”, disse o superintendente do Incra, Cleofas Caju.

Complemento
A assentada Maria da Penha, do assentamento Nova Vida, disse que a renda de cada feira semanal representa muito no orçamento da casa. “Com essa renda eu complemento as despesas com meus filhos”, disse a assentada.

A aposentada Maria da Penha da Silva, que mora em Sobrado, afirmou que depois que a feira chegou, deixou de comprar verduras e legumes no mercado da cidade. “Toda quinta-feira estou aqui logo cedo. Os produtos são fresquinhos e a gente consume sem nenhum medo de contaminação de veneno”, disse a aposentada.
Padrão das feiras agroecológicas

A exemplo das outras, a mais nova feira agroecológica, mantém o padrão nos produtos oferecidos à população com a comercialização de hortaliças, frutas, queijos, manteiga, doces, ovos, galinhas, garrafadas feitas com plantas medicinais, artesanato, mel, bolos, biscoitos, pamonha, canjica, tapiocas e beiju, entre outros produtos.
NOTA DO BLOG:
Bem que os nossos Assentamentos e Associações Rurais poderiam seguir o exemplo do vizinho estado. Como sempre digo: A velha Paraíba de guerra sempre na frente.

Nenhum comentário: