quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O controle da verminose em bovinos pode ser feito com quatro doses de vermifugo
É preciso fazer, pelo menos quatro vermifugações para conseguir um controle de vermes no rebanho bovino, o mais eficiente possível.  Com o início do período seco, os pesquisadores da Embrapa Rondônia recomendam que seja aplicada a primeira dose da vermifugação nos bovinos leiteiros e de corte. Esta primeira vermifugação, que deve ser realizada entre os meses de abril e maio, pode coincidir com a vacinação da febre aftosa, propiciando uma economia de tempo e de mão-de-obra, além de um menor estresse nos animais.
A segunda aplicação de medicamentos contra vermes deve ser feita em julho, a terceira em agosto e a última em dezembro. De acordo com as pesquisas, as datas de vermifugação variam de região para região, de acordo com as condições climáticas. É aconselhável que as vermifugações sejam feitas com o acompanhamento de um médico veterinário.
Os animais devem ser vermifugados no período da seca, alerta o pesquisador da Embrapa Rondônia, Francelino Goulart, pois é nesta época que as pastagens estão decadentes e com menor valor nutritivo. Com isso, os animais perdem peso, diminuindo sua resistência e tornando-se mais sensíveis ao ataque de vermes. Concentrados no organismo dos animais, os vermes são eliminados pelo medicamento, evitando um surto de verminose no próximo período chuvoso. De acordo com Francelino os animais devem ser vermifugados, principalmente, do desmame até os 36 meses.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: