quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Minas Gerais incentiva a criação de ovinos e caprinos com Isenção de ICMS

A medida vai entrar em vigor a partir de 1º de novembro, quando produtores mineiros de ovinos e caprinos estarão isentos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para as saídas de animais vivos, inclusive para outros Estados. Para os especialistas, a decisão vai permitir uma redução dos preços dos produtos derivados e para a atração de frigoríficos para o Estado.
Para o analista de agronegócios da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Wallisson Fonseca “Neste primeiro momento, podemos esperar como resultado imediato da isenção a redução dos preços, fomentando o consumo e a competitividade da produção mineira. Com isso, outros desdobramentos podem ser o maior estímulo e remuneração ao produtor, mais divulgação dessas carnes e, principalmente, a atração ou formalização de novos frigoríficos, para que o abate seja feito dentro do nosso Estado”.
O objetivo do governo de Minas com a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre a venda de ovinos e caprinos vivos é atrair frigoríficos para Minas Gerais, para que o Estado deixe de vender a matéria prima e passe a vender o produto final, com maior valor agregado.
Segundo o Censo Pecuário do IBGE, em 2012, o rebanho caprino mineiro contava com 114.682 animais. Os ovinos somaram 225.955 de cabeças. Apesar da crescente presença em todas as regiões do Estado, a participação mineira ainda é tímida, em comparação com rebanho nacional, segundo o coordenador da Assessoria de Pecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Bruno de Barros Ribeiro de Oliveira.
Com a participação da Equipe Capril Virtual e informações do Diário do Comércio

Nenhum comentário: