quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Horário de verão inicia no próximo final de semana


À meia-noite de sábado, dia 18, os relógios têm de ser adiantados em uma hora nos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que adotam o horário de verão, segundo informou o Ministério de Minas e Energia. A mudança de horário vai até 22 de fevereiro de 2015. De acordo com o secretário de Energia Elétrica do Ministério, Ildo Grüdtner, medida é adotada para economizar energia no horário de maior consumo.
Pela estimativa, o ganho econômico deve ser menor que o do horário de verão 2013/2014, quando chegou a R$ 405 milhões a economia com a redução da necessidade de energia de térmicas e deve ficar em R$ 278 milhões. Grüdtner explicou que o valor é menor devido à escassez de chuvas que elevou o uso da energia gerada pelas usinas térmicas.
Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios.
No Brasil, a estimativa é reduzir 4,5% na demanda de energia no horário de pico, entre 18h e 21h, o que representa 2.595 megawatts.
NOTA DO BLOG: Aqui para o nosso RN, o horário de verão prejudica ,mais do que ajuda.

Nenhum comentário: