terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Produtor rural tem vantagens controlando o período de nascimento e desmama dos bezerros
As pesquisas indicam que o período mais propício para o nascimento dos bezerros é na seca, quando as incidências de doenças e de parasitos são baixas. Já a desmama deve ocorrer entre os 6 e 7 meses de idade, que pode ser realizada próximo ao início do período seco. Para o bom desempenho de um rebanho, o produtor rural deve realizar a programação adequada para o nascimento e desmama dos bezerros, visando uma produção saudável e lucrativa.
Para o zootecnista Haroldo Pires de Queiroz, da Embrapa Gado de Corte as recomendações quanto à melhor época de nascimento e de desmama de bovinos a ser tratada nesta programação valem para pequenos, médios e grandes produtores.
Segundo Queiroz, o criador deve começar esta programação definindo o período da estação de monta, uma vez que a gestação tem duração definida e os bezerros nascem nove meses depois.  “Quando se estabelece a estação de monta, estamos pensando na época em que as vacas estão no período mais férteis, com mais cios, e também na época do ano mais favorável para o nascimento dos bezerros”, destaca o zootecnista.
Queiroz enfatiza outros benefícios da programação  do nascimento dos bezerros. “Quando a estação de monta é posta entre abril e junho, os bezerros vão nascer janeiro, fevereiro e março. Esta época é muito boa para a saúde do recém-nascido, pois a seca dificulta a vida das bactérias e parasitas que provocam diarréias, verminosres e bicheiras nos bezerros”.
Ele explica também que a programação da desmama dos bezerros deve ser realizada levando-se em conta três aspectos:  o descanso das vacas, para que possam engravidar com mais facilidade na próxima estação; o não prejuízo do crescimento dos bezerros; e a redução do tamanho do rebanho na época da seca, quando há menos pasto disponível.

da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: