sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

EMBRAPA EM FOCO

Hortaliças na Web trata de dieta saudável e de sua relação com o consumo de hortaliças 
Um espaço dedicado aos consumidores. Assim é o site Hortaliças na Web, criado pela Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Com temática voltada a temas como dicas sobre compra e conservação, além de receitas, o local mostra como o consumo desses alimentos pode contribuir para a manutenção da saúde.

É o que aborda a seção “Quem quer saúde vai à feira”, que procura esclarecer e informar a respeito de questões que relacionam determinados temas ligados a doenças crônicas, como diabetes, colesterol alto e hipertensão, com o consumo de hortaliças.

Após tratar de temas como “Quanto de hortaliça comer por dia”, “Hortaliças e gordura no sangue”, “ Hortaliças e hipertensão” “Hortaliças e diabetes”, o site inaugurou em dezembro informações detalhadas sobre a relação entre “Hortaliças, sobrepeso e obesidade”, última das subseções referentes a essas doenças. “Quando uma pessoa é diagnosticada com diabetes, por exemplo, normalmente é destacada a importância de uma dieta saudável para o controle da doença em questão, então dentro desse quadro qual seria o papel das hortaliças e é em cima desse papel que desenvolvemos os textos”, explica a pesquisadora Milza Lana, responsável pelo site Hortaliças na Web, construído em parceria com a nutricionista Raquel Franz, do Ministério da Saúde (MS).

Ao atuar na área de Promoção da Saúde do Trabalhador no MS, a nutricionista interage com grupos de gestantes ou de reeducação alimentar em ações de prevenção da saúde e, segundo ela, seja qual for a categoria em questão, as hortaliças mostram uma relação direta com as dietas saudáveis. “Nesse contexto, procuramos aliar as informações sobre a maneira de consumir hortaliças, já que não possuem os mesmos teores de nutrientes e calorias igualmente, ante a doença instalada”, registra.

Para a pesquisadora, a parceria com o ministério tem possibilitado que as informações colocadas sejam respaldadas por um órgão que promove ações públicas de saúde, e o trabalho conjunto com uma nutricionista termina por balizar essas informações. “Temos o cuidado de somente publicar informações já consolidadas e que fazem parte das diretrizes oficiais relacionadas a dieta e saúde”, anota Milza, acrescentando que todo o trabalho desenvolvido tem como base o Guia Alimentar para a População Brasileira, editado pelo MS e no qual as hortaliças fazem parte das diretrizes.

Anelise Macedo – jornalista (MTB 2749/Df) 
Embrapa Hortaliças
E-mail: anelise.campos@embrapa.br
Tel.: (61) 3385-9109

Nenhum comentário: