sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Escolha dos cordeiros para engorda
A seleção dos cordeiros para encaminhar à terminação, exige algumas recomendações:  o produtor de ovinos deve observar a idade, a condição corporal e a saúde do animal. Assim, é recomendável que só sejam encaminhados carneiros logo após a desmama, que ocorre entre 60 a 75 dias, que não estejam muito magros ou muito gordos, com peso vivo maior que 15 quilos para confinamento e maior que 18 quilos para terminação a pasto, e que não apresentem problemas no casco ou miíases, que são infecções na pele por larvas de moscas, conhecidas popularmente como “bicheiras”.
Garantir um melhor padrão de qualidade para a carne de ovinos, reduzir o risco de doenças e custo com medicamentos e diminuir o tempo de terminação ou engorda para abate podem muito bem ser alcançados pelos produtores, seguindo os procedimentos da seleção de cordeiros para terminação, de acordo com os padrões recomendados e observados em pesquisas pela Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral, no Ceará.
O médico veterinário Fernando Henrique Albuquerque, pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos, recomenda que para chegar ao programa de terminação, os animais devem ser pesados e ter avaliada sua condição sanitária. Além disso, devem ser vacinados contra as doenças principais, como clostridiose e raiva e também vermifugados.  No caso da vermifugação, ele chama atenção que a decisão de usar o vermífugo deve ser tomada em função do grau de anemia do animal e do exame da contagem de ovos por grama de fezes (OPG), para não aplicar remédio de forma indiscriminada.
A observação do grau de anemia, que pode ser feita por meio do exame da mucosa ocular via método Famacha, pode facilitar também a decisão de encaminhar o animal para uma terminação em confinamento ou a pasto, uma vez que não é recomendável que animais com menor resistência a verminoses sejam destinados à terminação a pasto. “Uma seleção bem feita reduz o risco de surtos de algumas doenças – infecto-contagiosas, verminoses, eimerioses - e também a utilização de medicamentos. Além disso, pode ser reduzido o tempo necessário para a terminação, dando oportunidade do produtor programar outras vendas com maior rapidez”, ressalta o médico veterinário Leandro Oliveira, analista da Embrapa Caprinos e Ovinos.
A adoção dos procedimentos pode garantir um melhor padrão de qualidade para a carne dos animais, de modo a atender às demandas do mercado. Para este melhor padrão, Fernando e Leandro recomendam ainda a capacitação de técnicos de assistência técnica e extensão rural sobre terminação e a utilização de material para facilitar a rotina no período de terminação.

Nenhum comentário: