sábado, 18 de janeiro de 2014

Criação de Peixes

A qualidade do solo é importante para cavar os tanques de uma criação de peixes
Para começar uma crianção de peixes o produtor deve fazer diversas escolhas que contribuirão para o seu planejamento. Entre elas, é preciso que o produtor conheça as principais ameaças à prática de uma boa psicultura, promova melhorias no processo produtivo, lançando mão de recursos naturais disponíveis de maneira sustentável, e escolha a espécie que irá criar baseando-se nos seus objetivos e na disponibilidade de recursos na região.
Os  especialistas da Embrapa Pesca e Aquicultura, Fabrício Rezende e Marcela Mataveli, destacam que a disponibilidade de água de qualidade próxima ao local de construção do viveiro é essencial para o sucesso da cultura. Marcela Mataveli ainda alerta para a importância de se observar o tipo de solo antes de iniciar a escavação. “Solos arenosos não vão segurar a água. Solos lamacentos também são ruins no momento do manejo”, afirma. Além disso, solos com muitas pedras são mais difíceis de serem escavados, o que torna a construção do viveiro mais cara.
Após a escolha do terreno, é preciso pensar em métodos tanto para trazer a água até o viveiro, quanto para esvaziá-lo completamente quando necessário.“Muita gente não imagina, mas os tanques de peixes precisam ser esvaziados com frequência, principalmente ao final de cada ciclo de cultivo, para o produtor poder preparar esse viveiro para o ciclo seguinte”, lembra Fabrício Rezende.  Quanto às dimensões do viveiro, recomenda-se que seja feito em formato retangular, com o comprimento quatro vezes maior do que a largura, e com a profundidade de um metro na parte rasa e dois metros na parte mais funda, sendo que o terreno do fundo deve ser inclinado, sem degraus.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: