quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Embrapa Gado de Leite é notícia em revista da Holanda 

Foto: José Henrique Bruschi
Embrapa Gado de Leite é notícia em revista da Holanda
A jornalista holandesa Luisa Ubags esteve na Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG) produzindo uma reportagem sobre os trabalhos de pesquisa da instituição. A reportagem será publicada na revista holandesa TPO Magazine. Luisa entrevistou o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, e os pesquisadores Marcos Vinícius Barbosa e Luiz Gustavo Pereira, visitou laboratórios e o Campo Experimental José Henrique Brsuchi, em Coronel Pacheco – MG.

A Embrapa Gado de Leite despertou o interesse da TPO Magazine depois da assinatura de um convênio entre a instituição e as universidades de Wageningen (Holanda) e Viçosa (UFV). Em novembro de 2013, pesquisadores da Universidade de Wageningen, UFV e Embrapa Gado de Leite fizeram um levantamento de áreas de interesse comum para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria.

Em decorrência desta ação, está sendo elaborado um documento a ser submetido à Federação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), que fará uma chamada para financiar parte dos projetos a serem desenvolvidos pelas instituições.A Fapemig pretende entrar com metade dos recursos, sendo a outra metade custeada por instituições Holandesas. A Universidade de Wageningen, UFV e a Embrapa ficariam responsáveis por desenvolver os projetos, que devem ter o envolvimento também instituições privadas brasileiras.

Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marco Antônio Machado, a pecuária de leite pode lucrar muito na parceria com os holandeses. “O Brasil já desenvolveu excelência na produção de grãos; laranja; carne bovina, suína e aves; algodão; cana de açúcar etc. A pecuária de leite precisa ainda ser muito desenvolvida no país, onde há grande demanda por tecnologias. A Universidade de Wageningen, a maior instituição de pesquisa agrícola na Europa, detém grande know how nesta área e essa parceria irá aperfeiçoar nossas ações de pesquisa” diz Machado.

Para o reitor da Universidade de Wageningen, Alt Dijkhuizen, “o Brasil é o mais importante produtor agrícola do mundo e a Holanda exporta inovações para o setor; se combinarmos nossas forças podemos fazer muita coisa boa para produção de alimentos”, afirma.

A Universidade de Wageningen está localizada no município de Wageningen, uma cidade histórica da Holanda. Trata-se de uma instituição pública, cuja excelência nas ciências agrárias é reconhecia mundialmente. A Embrapa Gado de Leite desenvolve algumas ações conjuntas com a Universidade há vários anos. Para o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite, Rui Verneque, “a cooperação entre as instituições é um indicador dos grandes desafios a serem vencidos pela pesquisa em bovinocultura de leite no âmbito internacional”.


Nenhum comentário: