quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Embrapa lança tomate que ajuda na prevenção de doenças degenerativas


Foto: Henrique Carvalho/Embrapa
A Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) lançou a tomate desenvolvido com elevados teores de carotenoide licopeno, um antioxidante tido como um dos mais eficientes na prevenção de doenças degenerativas e cardiovasculares.
A cultivar BRS Zamir, do tipo cereja, está direcionado ainda ao segmento de cozinha gourmet em função dos equilibrados teores de açúcar e ácidos. O novo híbrido conserva todas as principais características do segmento “grape” (textura, sabor e cor).
“A demanda por tomates especiais, do tipo “gourmet”, tem crescido muito no Brasil. O desempenho do híbrido BRS Zamir, tanto na parte sensorial, conservação pós-colheita, como na produtividade, comprovadas em testes realizados em Goiás e São Paulo, colocam esse híbrido entre os melhores materiais genéticos em termos de desempenho agronômico”, avalia o pesquisador Leonardo Boiteux, coordenador do Programa de Melhoramento de Tomate do Centro de Pesquisa.
Para os produtores rurais, as vantagens do híbrido estão na produtividade e durabilidade no período pós-colheita: são em média oito quilos por planta e duração de até 15 dias na prateleira, após ser colhido. O material, segundo Boiteux, possui um gene que estimula a bifurcação dos cachos e aumenta o número de frutos por penca, o que o torna extremamente atrativo para o produtor. “O BRS Zamir foi testado por grandes produtores de tomate de Goiânia e teve uma excelente aceitação”, registra.
O cultivo protegido é preferencialmente recomendado para o novo híbrido, embora, com manejo adequado, o plantio em campo aberto não diminua as suas qualidades. O pesquisador José Mendonça, um dos integrantes da equipe de lançamento do híbrido BRS Zamir, recomenda, no entanto, que seja priorizado o cultivo na época de sequeiro, durante os meses de maio a setembro, quando costuma haver menos chuva.

Nenhum comentário: