segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Novo período de estiagem prejudica regiões produtoras

Soja planta novaOs produtores devem estar atentos porque após o dia 03/10, um novo período de estiagem está sendo previsto para todas as áreas produtoras do Centro-Oeste, Sudeste e, principalmente do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O plantio da soja deverá ser realizado com muito cuidado, já que o novo período seco poderá prejudicar tanto a germinação e principalmente o desenvolvimento inicial das lavouras. O retorno das chuvas depois deste novo período seco deverá ocorrer após o dia 15/10.
Para algumas culturas, é muito importante o acompanhamento climático que o produtor deve fazer. No caso do Café: Florada principal à vista. Alguma chuva vai induzir o florescimento dos cafezais. Monitoramento se faz extremamente necessário nessas próximas três semanas para acompanhar os níveis de umidade do solo.

No caso da cana de açúcar há uma paralização da colheita, mas há uma melhora substancial das condições para o desenvolvimento dos canaviais. Já o caso do arroz com chuvas bem irregulares sobre a metade sul do Rio Grande do Sul não chegaram a prejudicar tanto o avanço do plantio. Deste modo, os próximos dias continuarão sendo favoráveis ao plantio da cultura.

Nenhum comentário: