quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Carnaúba dos Dantas tem dia de campo sobre convivência com o semiárido


Emater Carnaúba dos Dantas

Diversas práticas de convivência com o semiárido foram ensinadas a agricultores familiares do município de Carnaúba dos Dantas este mês. A Emater-RN mobilizou sua equipe de técnicos para ministrar três oficinas e uma palestra no sítio Pinturas, zona rural do município, como uma das atividades do projeto Segunda Água.
Os extensionistas da Emater apresentaram aos participantes várias tecnologias e atividades sustentáveis desenvolvidas pela família dos agricultores José Filho de Oliveira e Maria Rejane de Oliveira e que vem fazendo a diferença, no que diz respeito à aumento de produção e renda, além da preservação ambiental.
Na propriedade, são desenvolvidas atividades como plantio de palma, capim, sorgo, silagem, bovinocultura, ovinocultura e aves caipiras.
O dia de campo foi dividido nas seguintes estações: “Manejo de pequenos animais no semiárido”, apresentada pelo extensionista de Cruzeta; “Alimentação animal, reservas estratégicas para convivência com o semiárido”, apresentada pelo extensionista de Lagoa Nova, Rafael Santos de Araújo; e “Bovinocultura de Leite: ordenha higiênica”, sob responsabilidade do produtor José Filho e pelo veterinário do município, Maximiano Marçal. Representantes dos bancos do Brasil e do Nordeste realizaram também uma palestra sobre crédito aos participantes.
O dia de campo foi organizado pela Emater de Currais Novos e Carnaúba dos Dantas, através da extensionista e assessora de convivência com o semiárido, Ana Maria Cordeiro Alves, e técnica local Tatiana Mônica Dantas, com a participação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar de Carnaúba dos Dantas, Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca e associações rurais da região.

Nenhum comentário: