segunda-feira, 9 de outubro de 2017

EMPARN expõe produtos e tecnologias na Festa do Boi 2017



A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) participa da 55ª Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas, a Festa do Boi 2017, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, de 7 a 14 de outubro. Na Fazendinha coordenada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e da Pesca (SAPE), a empresa de pesquisa vai expor animais, culturas variadas, distribuir amostras e publicações e promover palestras.
Nos estandes, a equipe de pesquisadores da EMPARN estará a postos para dar orientação aos visitantes quantos aos projetos que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio potiguar. Além do material informativo, serão distribuídas gratuitamente amostras de milho, sorgo, feijão, mudas de bananeira e comercializados pintos de um dia do Programa Pró-Ave Caipira. Um material exclusivo a ser distribuído é do Laboratório de Análises – reconhecido por diversos centros de avaliação como um dos melhores do país - com orientação sobre o procedimento de coleta de amostras de solos e de água, além de avaliação do estado nutricional das plantas. O laboratório da EMPARN faz análises para as finalidades de irrigação, piscicultura, potabilidade e consumo animal.
Um dos pontos altos da participação da EMPARN é o tradicional leilão “EMPARN & Convidados”, no domingo, dia 8, a partir das 19h, abrindo a programação de leilões da Festa do Boi 2017. Esse é o principal evento anual de disponibilização de animais da empresa de pesquisa. Serão ofertados 30 lotes de animais das raças bovinas Gir, Girolando, Guzerá, Pardo-Suíço e Sindi, além de asininos e muares, todos provenientes dos rebanhos daEMPARN. Além desses, serão comercializados 15 lotes de convidados, com muares e bovinos das raças Guzerá, Gir, Sindi e Nelore, totalizando 45 lotes.
Na segunda-feira, dia 9, a partir das 9h, acontece um Dia de Campo para tratar do plantio de uma das principais culturas para o semiárido: a palma forrageira. A programação será desenvolvida pelos pesquisadores da EMPARN dentro da Fazendinha e terá como público alvo as caravanas de produtores rurais que participam da Festa do Boi. As palestras e demonstrações práticas acontecem em três momentos abordando os seguintes temas: “Sistema de produção da palma forrageira irrigada”, apresentado pelo pesquisador e Diretor-Presidente da EMPARN, Alexandre de Medeiros Wanderley e pelo especialista Florisvaldo Xavier Guedes; “Práticas de manejo voltadas ao controle da cochonilha de escama”, sob o comando do pesquisador Marcone César Mendonça das Chagas e das técnicas Elaine Cristina Souza e Sueni Medeiros do Nascimento; “Variedades de palma forrageira tolerantes à cochonilha do carmim”, com os pesquisadores José Thyago Aires Souza e Danilo Mendes Alves de Morais.
Na quarta-feira, dia 11, às 9h, as caravanas de produtores rurais terão a oportunidade de conhecer o Programa Pró-Ave Caipira da EMPARN. O pesquisador Roberto Fonseca, da Estação Experimental Mundo Novo, em Caicó, vai fazer uma palestra com demonstrações práticas sobre o projeto desenvolvido pela empresa de pesquisa, que consiste na atividade mista sócio-econômica de criação de aves com foco na produção de carne e ovo, para garantir a segurança alimentar e reforçar os rendimentos do homem do campo. O modelo ideal de criação, com foco na agricultura familiar, está detalhado nas cartilhas distribuídas pela EMPARN. São produzidas as linhagens de frango caipira Pescoço Pelado e Tricolor.
A EMPARN também marca presença nas pistas de julgamento, onde todos os anos figura entre os melhores animais expostos e nos currais de bovinos, ovinos e caprinos. De 7 a 14 de outubro toda a estrutura estará disponível para receber os visitantes da maior exposição agropecuária do Rio Grande do Norte e mostrar que por meio do conhecimento, o produtor potiguar pode enfrentar a escassez hídrica e ter mais chance de sucesso nos seus empreendimentos.

Nenhum comentário: