sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Emater-RN oferece oficinas sobre alimentação saudável na Festa do Boi


Oficinas sobre alimentação saudável acontecem até amanhã

No decorrer da Festa do Boi, a equipe técnica da Emater-RN está oferecendo oficinas de alimentação saudável com alimentos regionais, nos horários da manhã e tarde, no espaço Fazendinha. Os interessados podem participar das oficinas ‘Beneficiamento do Caju’, ministrada ontem (12) e ‘Suco Detox’, ofertado nesta sexta-feira (13).
A Emater-RN, além de garantir assistência técnica aos agricultores familiares, prezando pelo cultivo de alimentos saudáveis, também oferece a oportunidade para essas famílias aproveitarem ao máximo sua produção, para consumo próprio ou promovendo a geração de mais emprego e renda no setor rural.
Durante as oficinas, a equipe técnica traz informações sobre boas práticas de fabricação e manipulação de produtos, além de ensinar receitas variadas, saborosas, ricas em nutrientes e lucrativas. Uma nutricionista inicia a oficina explanando sobre a importância nutritiva do alimento e os seus benefícios.
Ao longo da semana, foram ministradas oficinas de beneficiamento da palma, mandioca e derivados de leite. De acordo com Nazaré Queiroz, do município de Jandaíra, “é uma surpresa saber que a palma pode ser usada como alimento. Agora vou fazer receitas com ela e passar para minha filha”.
Conheça algumas receitas
Bolo de Palma
Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
3 ovos
3 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras (chá) suco de palma
3 xícaras (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Mode de preparo
Bater bem o açúcar com a manteiga, adicionar os ovos, um a um. Acrescentar a farinha alternando com o suco. Por último, o fermento e a pitada de sal. Forma untada e polvilhada. Levar ao forno
Mandioqueijo
Ingredientes
2 xícaras (chá) de macaxeira
1 ovo
4 colheres (sopa) farinha de trigo
1 clara de ovo
2 colheres (sopa) de margarina
70g de queijo ralado
Sal a gosto
Modo de preparo
Cozinhe a macaxeira até desmanchar, retire e amasse bem. Acrescente os demais ingredientes. Umedeça as mãos e faça as bolinhas. Empanar com clara de ovo e queijo. Colocar em forma untada em óleo. Levar ao forno.

Nenhum comentário: