terça-feira, 31 de outubro de 2017

Ministro assegura recursos para conclusão da Barragem Oiticica em 2018

Obras da barragem Oiticica (Foto: Ivanizio Ramos)
Obras da barragem Oiticica (Foto: Ivanizio Ramos)
“Impactos da crise hídrica no Rio Grande do Norte” foi o tema de um seminário ocorrido ontem, 30 de outubro, promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, em parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o jornal Tribuna do Norte, FIERN e Fecomercio. O articulador estadual do Seapac, José Procópio de Lucena, participou do evento. Ele relata que os temas do seminário foram: o Plano Estadual de Segurança Hídrica do RN; Aquaponia na região do Seridó do RN; o Caso Coteminas: Reuso de água na atividade industrial; e Estratégicas do governo federal para a segurança hídrica do RN.
O evento contou com presença do Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, senadores Fatima Bezerra e Garibaldi Alves, deputados estaduais, governo do estado, agentes públicos e privados, especialistas na pauta do seminário e diversos segmentos da sociedade relacionados com a temática. O Ministro da integração tratou basicamente do Programa de Integração do São Francisco (PISF-eixo Norte), canal Apodi e do Complexo Barragem de Oiticica.

Hélder Barbalho afirmou que as águas do eixo norte do PISF chegarão ao Estado no segundo semestre de 2018. Nesse ano, segundo o ministro, será iniciado as obras do canal do Apodi e concluído o Complexo Barragem de Oiticica, no município de Jucurutu, região Seridó do Estado. Sobre Barragem de Oiticica, o ministro garantiu que não faltarão recursos do governo federal. Também já estão disponíveis R$ 75 milhões de emendas parlamentares de 2017 e cerca de mais R$ 82 milhões também de emendas parlamentares para 2018, fruto do compromisso da bancada federal na reunião pública realizada pelo movimento dos atingidos e atingidas pela construção do Complexo Barragem de Oiticica, em primeiro de setembro deste ano, na igreja de Barra de Santana.

Nenhum comentário: