terça-feira, 24 de outubro de 2017

Cuidados para evitar a murcha do abacaxizeiro


abacaxi murchaCausada por um vírus conhecido como cochonilha do abacaxi ou cochonilha pulverulenta do abacaxi, essa praga causa muitos danos em plantações do mundo inteiro. A disseminação da murcha do abacaxizeiro ocorre pelas mudas infectadas, que propagam o vírus por pequenas e longas distâncias.
Segundo o pesquisador Nilton Sanches, da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, a murcha do abacaxizeiro pode causar danos em até 80% na produção. O pesquisador ressalta: ” É importante lembrar que existem outras plantas que são hospedeiras do vírus cochonilha, como o algodão, o amendoim, a banana, a cana-de-açúcar, o café, o coco, a Jaboticaba, o milho, o sorgo, o bambu, o sapé e até a tiririca ou famoso dandá,” ressalta.

Para evitar que a murcha do abacaxizeiro prejudique a produção, o agricultor deve monitorá-la freqüentemente. Outra medida que pode ajudar no combate à cochonilha é a compra de mudas em viveiros certificados, que vendam plantas saudáveis, livres desse vírus, bem como a aquisição de cultivares menos suscetíveis à murcha do abacaxizeiro, como é o caso do abacaxi Pérola.
EMBRAPA

Nenhum comentário: