segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Bezerros são a garantia de lucro e rentabilidade para o produtor rural

bezerros no curral 2O manejo de bezerros é um dos fatores mais importantes para garantir a boa produtividade da fazenda e trazer lucros para o produtor de leite que deve se preocupar com os animais desde suas primeiras horas de vida. Logo quando o bezerro nasce, o produtor deve fazer a limpeza, retirando membranas fetais e muco do seu nariz e da boca e deve, em seguida, colocá-lo em local limpo e seco.
O colostro (o primeiro leite produzido pela vaca), deve ser mamado nas primeiras seis horas, e o que sobrar deve ser utilizado para alimentar outros bezerros, podendo também ser armazenado em geladeira para uso posterior. É preciso ter cuidado também com o corte e cicatrização do umbigo que deve ser tratado com solução de iodo a 10% até que caia. A alimentação durante os seis primeiros meses deve ser feita à base de ração concentrada. O bezerro pode receber também sal mineral e deve ter sempre água limpa disponível.
O produtor precisa estar atento ainda para a prevenção de doenças, providenciando a vacinação contra Paratifo nos primeiros 30 dias e a vermifugação a partir do segundo mês de vida do filhote.

Nenhum comentário: