segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Plantio da safra 2016/2017 de soja atinge 73% da área prevista no Brasil

Segundo a AgRural, isso significa avanço de 10 pontos porcentuais em comparação com a semana anterior



soja-colheita-mato-grosso (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)
O plantio da safra brasileira de soja 2016/2017 atingiu 73% da área prevista até quinta-feira (17/11), avanço de 10 pontos porcentuais na comparação com a semana anterior, informou a consultoria AgRural, em relatório. Os trabalhos estão adiantados tanto em relação a igual período do ano passado (70%) quanto ante a média de cinco anos (69%).Conforme a consultoria, Mato Grosso do Sul é o Estado mais próximo de encerrar a semeadura, com 99% da área já plantada, mas também é o que mais inspira cuidado devido à irregularidade das chuvas na região Sul.

"Embora ainda não se fale em prejuízo, lavouras que já estão em floração poderão ter perda de potencial produtivo caso o tempo continue seco e quente nos próximos dias", apontou a AgRural. No norte do Paraná, a falta de umidade também preocupa em áreas mais adiantadas, que já estão em fase reprodutiva. Outras regiões do País que vinham enfrentando falta de umidade - especialmente o noroeste de Minas Gerais e o leste de Goiás - receberam bons volumes de chuva nesta semana, de acordo com a AgRural.
A consultoria destacou ainda que o Matopiba também registrou precipitações abundantes, confirmando o que indicavam as previsões. Em Mato Grosso, segundo a AgRural, o plantio atinge 95% da área prevista, contra 89% há um ano, e as lavouras seguem se desenvolvendo bem. "As mais adiantadas já devem estar prontas para a colheita a partir de 20 de dezembro", destacou a consultoria. No Sul do país, a umidade diminuiu, e os produtores gaúchos e catarinenses aceleraram os trabalhos, reduzindo consideravelmente o atraso em relação ao ano passado, de acordo com a AgRural.

Nenhum comentário: