quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Extensionistas conhecem tecnologias para melhorar agricultura familiar

EMATER/Mossoró

A Emater-RN, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), está capacitando 40 extensionistas rurais da instituição, com ações teóricas e práticas sobre agroecologia. O evento que acontece no campus da Ufersa, teve início nessa segunda-feira (21) e será desenvolvido em duas etapas até o dia 2 de dezembro. 

A programação segue as diretrizes do Projeto de Formação Continuada de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ater) para o Fortalecimento da Agricultura Familiar no Rio Grande do Norte. 

De acordo com a coordenadora da capacitação, a assessora de assistência técnica e extensão rural da Emater-RN, engenheira agrônoma Adriana Américo, as ações práticas do evento consistem no plantio de espécies típicas da região do semiárido, em uma área do campus da Ufersa. Entre outras espécies, serão cultivadas mudas de pereiro, jurema, juazeiro, ingá, imburana e oiticica. 

A Agroecologia é uma ciência e matriz de produção que incorpora os conhecimentos da ecologia e os saberes populares tradicionais na produção agrícola e pecuária, levando em consideração a preservação do meio ambiente e as condições justas de vida do ser humano.

A Emater-RN, através das políticas que executa, promove e incentiva ações de proteção dos solos e fontes de água, de reconstituição da agrobiodiversidade, dentro dos princípios e diretrizes da transição agroecológica.

Nenhum comentário: