sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Conheça a história do algodão colorido

Conheça a história do algodão colorido e como seu cultivo ajuda os agricultores





Você sabia que o algodão colorido existe na natureza há muitos e muitos anos? Ele é tão antigo quanto o algodão branco e muitas espécies nativas já foram encontradas em escavações no Peru e no Paquistão. Faz mais de 4.500 anos. Dá para imaginar como faz mesmo muito tempo?
Esse tipo de algodão tem as fibras curtas e  fracas e não aguentam a fabricação de fios e tecidos. Os pesquisadores da Embrapa Algodão, então, trabalharam em muitas pesquisas e melhoraram a resistência e o seu comprimento. Esse tipo de trabalho se chama melhoramento genético do algodão colorido.
O que é melhoramento genético do algodão colorido e como é feito?

No começo, a equipe de pesquisadores colheu vários tipos de sementes de plantas selvagens de algodão colorido. Elas podem ser encontradas no interior do Nordeste do Brasil. As sementes de espécies de plantas estrangeiras também foram usadas para formar um banco de sementes ou Banco de Germoplasma.
O melhoramento genético foi feito assim: a planta do algodão tem órgãos masculinos e femininos, ou seja, macho e fêmea na mesma flor. Por isso diz-se que ela é hermafrodita. Um dia antes da flor abrir, foi retirado, com ajuda de uma tesoura, tudo que é masculino ou macho na flor do algodão, sobrando apenas a parte feminina ou fêmea. colheu-se a flor macho (masculina) de outra planta e foi levada para juntar à flor fêmea. Isto se chama cruzamento.

Essas flores cruzadas se transformaram em frutos e, dentro dos frutos, cresceram sementes. As sementes resultantes desses cruzamentos foram plantadas, avaliadas e selecionadas para dar origem às plantas de algodão colorido que conhecemos.



O que é e como se forma um Banco de Germoplasma
Você não pode confundir. Não é banco de guardar dinheiro e sim uma reserva de sementes para garantir a continuação dos trabalhos da pesquisa ao longo dos anos. As sementes colhidas de diferentes locais onde existe algodão silvestre ou que já é plantado pelo homem, são identificadas e guardadas na Embrapa. Isto se chama Banco de Germoplasma.
Qual a importância do algodão colorido?
É muito importante porque, como já dissemos, as fibras nascem coloridas na natureza. Não há necessidade de tingir fios ou tecidos fabricados com elas. O tingimento usa corantes e uma imensa quantidade de água fervente em grandes caldeiras onde são cozidos. Isso mesmo ! Cozidos durante algum tempo.
Gasta-se muita água. Também é preciso gás ou outro combustível para esquentar as caldeiras. Depois do tingimento, se esse caldo colorido que sobra não for tratado, poderá contaminar as nossas fontes de água potável, pois é um resíduo poluente para o meio ambiente. Além disso, como o tecido de algodão colorido não tem corantes, é hipoalergênico: significa que as roupas fabricadas com esse tecido são ideais para o uso por pessoas alérgicas.
Roupas e tenis de algodão colorido
Algodão colorido  em  sitema de cultivo agroecológico. O que significa  agroecológico?
A partir do ano 2000, a Embrapa Algodão iniciou suas pesquisas com cultivo de algodão colorido orgânico e agroecológico. Hoje, é utilizado por agricultores familiares da região Nordeste para produzir uma fibra ecologicamente correta. Para entender melhor, no sistema agroecológico, o agricultor explora os recursos que ele tem na sua área, não sendo permitido utilizar produtos químicos industrializados, como adubos, inseticidas, herbicidas, fungicidas e outros capazes de poluir o solo e a água. Com isso, o agricultor não precisa comprar nem se preocupar com os preços, transporte, armazenagem e cuidados com esses produtos químicos que são perigosaos e prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.Algodão agroecológico
Nesse sistema de cultivo, os adubos químicos são sbstituídos por adubos naturais, como pó de rocha, esterco de curral, esterco de frango e outros. O controle de insetos e doenças é feito utilizando-se extratos vegetais, por meio de cultivo de plantas como gergelim, que são capazes de atrair formigas e outros insetos e ainda catando o botão floral atacado pela praga do bicudo e outros. Assim, esse sistema de cultivo aumenta a biodiversidade e a segurança alimentar do homem do campo. O algodão é plantado com outras culturas alimentares tradicionais, como milho, gergelim, amendoim, feijão, coentro, abóbora e outras. Consórcio é o nome que se dá para esse tipo de plantio. O agricultor vende o algodão para ganhar dinheiro e as outras culturas são utilizadas na alimentação da família.
Variedades de Algodão colorido

Com muitos estudos e experiências, os pesquisadores conseguiram o lançamento das variedades (cultivares): BRS 200 Marrom, BRS Verde, BRS Rubi, BRS Safira e BRS Topázio.














BRS 200 Marrom.


As fibras dessa variedade (cultivar) são de cor marrom-clara e é resultado do melhoramento de plantas selvagens encontradas no interior do Nordeste. Por isso é ideal para ser plantada no Sertão e Seridó nordestino.








BRS Verde



Variedade de fibra verde resultante do melhoramento de algodão estrangeiro de cor verde com uma variedade de fibra branca criada pela Embrapa Algodão








BRS Rubi

A BRS Rubi é uma variedade que possui cor marrom-escura ou avermelhada. Ela é o resultado do cruzamento de plantas de fibra marrom-escura estrangeiras com plantas de fibra branca












BRS Safira



A variedade BRS Safira é de cor marrom-escura ou avermelhada. É resultado do cruzamento entre algodão estrangeiro de fibra marrom-escura com algodão de fibra branca.








BRS Topázio

A BRS Topázio é uma variedade de fibra marrom-clara, derivada do cruzamento entre plantas estrangeiras de cor marrom com plantas de fibra branca. Por ter fibras fortes é considerada a melhor variedade de fibra colorida criada pela Embrapa Algodão.







Fardos de Algodão Marrom


EMBRAPA ALGODÃO

Nenhum comentário: