terça-feira, 8 de novembro de 2016

Construção de abatedouro para galinha caipira beneficia assentados de Sobral/CE


Superintendente Marcos Cândido assina ordem de serviço para iniciar obras - Foto: Ascom Incra/CE
 
Famílias assentadas em áreas de reforma agrária no município de Sobral (CE) estavam diante de um desafio: se adequavam às normas da vigilância sanitária para abate de suas criações de galinha caipira ou não poderiam mais vender a produção para programas públicos de aquisição de alimentos ou ao mercado local. Mas a solução está a caminho. Foi assinado no dia 27 de outubro a ordem de serviço para início da construção de uma unidade de abate da ave, no município cearense - localizado a 250 km de Fortaleza. 
 
O projeto conta com recursos do Terra Sol, programa do Incra que fomenta criação de agroindústrias para ampliar a produção e geração de renda das famílias assentadas. Serão investidos na instalação R$ 316.297,19 dos cofres da autarquia, com contrapartida de R$ 27.504,10 do município, parceiro no projeto. 
 
"Aqui em Sobral o Terra Sol  contribui para melhorar e agregar valor ao que os assentados já produzem, em um arranjo estratégico que envolve a autarquia, a prefeitura e parceiros", explica Marcos Cândido, superintendente substituto do Incra/CE, presente à assinatura da Ordem de Serviço, em solenidade na casa sede do assentamento Campo Grande - onde a unidade será instalada -, com as presenças do prefeito Veveu Arruda, de técnicos da autarquia no estado e da prefeitura local, além de representantes de órgãos públicos parceiros e de assentados da região. 
 
Empreendimento
Quando concluído, o abatedouro terá capacidade de abater 500 aves por dia, com toda infraestrutura e equipamentos para beneficiamento adequado das aves, seguindo todas as normas do Selo de Inspeção Municipal (SIM) de vigilância sanitária.  "O abatedouro foi todo idealizado com as normas da inspeção municipal sanitária. Já vai nascer certificado", explica Luisa Lucia da Silva Barreto, secretária de Agricultura e Pecuária de Sobral. 
 
Segundo dados da Prefeitura Municipal de Sobral, responsável pelo projeto junto com a empresa de assistência técnica contratada pelo Incra para atuar na região, a Terra Três, a unidade envolve participação direta de 95 famílias dos assentamentos  Picada Rusy, Carnaúbas/Casinhas e Campo Grande. Mas pode vir a beneficiar mais 365 famílias de áreas reformadas ou da agricultura familiar do município. "É um empreendimento que tem uma abrangência considerável, porque além de atender esses três assentamentos, vai abranger o conjunto de outros assentamentos da região", explica Clesson Monte, servidor do Incra/CE integrante da equipe do Terra Sol. "Além de segurança alimentar e nutricional ele gera renda às famílias, além de absorver a mão de obra formada pelas mulheres, pelos jovens", conclui.
 
Toda a produção já tem compra garantida pela Prefeitura Municipal de Sobral para ser usada na merenda escolar e poderá vir a ser comercializada no mercado da região. "Agora mesmo estamos  articulando um ponto no mercado central que será destinado à essa comercialização e vamos buscar redes de comercialização, com possibilidade até de venda a outros estados, a partir da obtenção do selo estadual no futuro", conclui a secretária Luisa Barreto. 
 
Capacitação
As famílias já estão se preparando para usar o equipamento. "Nós estamos bastante motivados e começamos a fazer uma escala de produção para manter o nível de organização e atender a demanda do mercado", disse Antonio Carlos Freires dos Santos, presidente da associação de Campo Grande e integrante do Comitê Gestor do empreendimento, que conta ainda com a participação de técnicos do Incra/CE, da Prefeitura Municipal, da empresa de assistência técnica contratada pelo Incra e de órgãos públicos parceiros. 
 
Capacitações estão sendo realizadas para preparar os assentados na gestão do empreendimento. As famílias participaram de um curso sobre planejamento de marketing realizado pelo Sebrae na própria comunidade e em janeiro devem receber treinamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) sobre Produção e Gestão de Avicultura Caipira.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/CE

Nota do Blog:  O INCRA poderia muito bem estender este projeto para os demais Assentados do Semiárido Brasileiro.

Nenhum comentário: