segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Aftosa-Diagnóstico Clínico

Dignóstico

Por ser uma doença altamente contagiosa e confundível com outras doenças vesiculares, o diagnóstico clínico deve ser confirmado através de exames laboratoriais. Em muitos países as doenças vesiculares são de notificação obrigatória, sendo que sempre que houver a suspeita da doença deve-se notificar os órgãos do governo responsáveis pela sanidade animal, interditar a propriedade e isolar os animais. Técnicos treinados do governo deverão inspecionar os animais, coletar material e enviar à laboratórios de referência.
Diagnóstico clínico Bovinos
Febre, anorexia, calafrios, redução na produção de leite durante 2 a 3 dias e logo, apresentam estalar dos lábios, dificuldade de deglutição, abrem e fecham a boca e salivação, causados pelas vesículas (aftas) que desenvolveram-se na mucosa oral e nasal. As vesículas aparecem também nos espaços interdigitais e bandas coronárias dos cascos.
Após 24horas ocorre a ruptura das vesículas levando à lesões ulcerativas. Também podem ocorrer vesículas nas glândulas mamárias e desta forma transmissão da doença para os bezerros. A recuperação se dá num prazo de 8-15 dias.

Complicações: erosões da língua, infecção das lesões, deformação dos cascos, mastites e diminuição permanente da produção de leite, miocardite, aborto, morte de animais jovens, perda de peso permanente.

Nenhum comentário: