terça-feira, 29 de novembro de 2016

EMPARN promove último seminário Técnico de 2016


ASSECOM/EMPARN
SeminarioTécnico da EMPARN

Reunindo pesquisadores, técnicos e pessoas interessadas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), realizou na manhã de ontem (28), o último Seminário Técnico interno, com a exposição de dois pesquisadores de milho, sorgo e outras gramíneas. As palestras, realizadas no auditório da Empresa, na Base Experimental do Jiqui, teve a presença de produtores interessados em produzir sorgo.
        Na primeira palestra, o pesquisador Marcelo Abdon Lira, falou sobre o “Programa de Melhoramento Genético com a Cultura do Milho – Resultados Obtidos”, mostrando com gráficos a importância socioeconômica desse grão, para alimentação humana, animal e o etanol. No Nordeste, atualmente, as grandes áreas de produção estão no sul do Maranhão e do Piau e na Bahia. Nas demais áreas a escassez de chuvas reduzir a produção e a produtividade. No Rio Grande do Norte a produção oscilou muito nos últimos anos. No Sudeste e, especialmente, no Centro Oeste, a tecnologia e o material genético elevaram a produtividade, sem muita ampliação da área plantada.
      Na segunda palestra, o pesquisador João Maria de Lima falou sobre a produção de gramíneas, com destaque para o sorgo e a variedade Sorgo Ponta Negra, fruto de pesquisa da EMPARN e hoje plantado em todas as regiões do País. Ele revelou que na década de 80 cerca de 83% do sorgo plantado no Nordeste estava no Rio Grande do Norte.
      Entre outras aplicabilidade destacam-se a rotação de cultura, cobertura vegetal e integração de culturas, além de contribuir para a dessanilização do solo. Outra grande vantagem é a precocidade. Os seminários técnicos de 2017 serão definidos nos próximos dias, devendo começar em fevereiro. 

Nenhum comentário: