quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Nutritivas e sustentáveis, leguminosas de grãos secos são destaque em 2016

Luciana Fernandes - Feijão-caupi é uma das leguminosas em destaque durante 2016.
Feijão-caupi é uma das leguminosas em destaque durante 2016.
Alimentos ricos em proteínas, fibras, minerais e vitaminas, as leguminosas de grãos secos alimentícios ocuparam um papel de destaque nos debates sobre nutrição humana neste ano. Dois mil e dezesseis foi declarado pela ONU como o Ano Internacional dos Pulses (IYP 2016), que são as sementes secas comestíveis de leguminosas como feijões secos, ervilhas secas, grão-de-bico e lentilha.
O objetivo da Organização das Nações Unidas foi chamar a atenção da sociedade sobre o papel desse grupo de alimentos, cultivado em todos os continentes. Do homus, preparado com grão-de-bico e consumido em países do Mediterrâneo, até o arroz com feijão brasileiro, passando pelo desjejum completo inglês, com feijões brancos, e pelo dal da Índia, com ervilha ou lentilha, os pulses possuem um papel importante para a nutrição e saúde humana e a segurança alimentar global. 
Essas espécies também contribuem para a sustentabilidade ambiental do planeta. Elas usam relativamente menos água do que outras culturas e enriquecem o solo com nutrientes, que podem aumentar o rendimento das outras espécies, cultivadas em rotação de culturas.
Uma grande família
A família botânica das leguminosas é uma das maiores e mais variadas do reino vegetal. A característica típica dessas plantas é a ocorrência de vagens. Os pulses são as leguminosas de sementes secas utilizadas para o consumo humano. Esse grupo não inclui cultivos colhidos verdes como ervilha verde e vagem, classificados como hortaliças. Também estão excluídas as leguminosas utilizadas predominantemente para a extração de óleo, como soja e amendoim e aquelas usadas exclusivamente como adubo verde ou forragem, 

Nenhum comentário: